Fonte: PuraVida
O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo contra substâncias e microrganismos ameaçadores à saúde.
Vivemos em um mundo em que a saúde é muito antagonizada, seja por ameaças naturais, como vírus e bactérias, seja por aquelas que o ser humano criou, como a poluição do ar, resíduos de pesticidas, fungicidas, conservantes e diversos outros aditivos alimentares e produtos químicos comuns nos ambientes modernos
Se por um lado é impossível evitar que o organismo seja exposto a essa variedade de elementos, por outro podemos nos valer do conhecimento científico e implementar atitudes para ajudar na eficácia do sistema de defesa.
Para isso, a imunidade precisa de nutrição de qualidade. Proteínas, vitaminas e minerais são necessários para o pleno funcionamento das defesas do organismo. É pensando nisso que separamos cinco dicas para cultivar a saúde e o bem-estar no dia-a-dia. Confira!
Priorize o relaxamento e descanso
Estudos apontam que o estresse a longo prazo pode suprimir ou desregular as respostas imunes inatas e adaptativas. Hábitos relaxantes e boas noites de sono favorecem o organismo contra o estresse.
Aumente a ingestão de proteínas
A carência de aminoácidos específicos prejudica a eficiência da função imunológica e aumenta a vulnerabilidade de doenças infecciosas. Encontre esses aminoácidos em alimentos protéicos e extratos em pó.
Consuma extratos botânicos
Há vasta evidência que extratos botânicos como própolis e as beta-glucanas dos cogumelos, auxiliam o sistema imune a reduzir a carga viral bacteriana.
Dê atenção à vitamina D
Níveis suficientes de vitamina D desempenham um papel importante na função imunológica, além de auxiliar no equilíbrio da função metabólica. Busque ter uma exposição saudável ao sol: profissionais de saúde sugerem também a suplementação.
Inclua minerais na dieta
Boas indicações são o selênio e o zinco. O primeiro combate o estresse oxidativo, ajuda a defender o organismo, e está na castanha-do-Pará, em peixes e frutos do mar. Já o zinco promove a função imune e está presente em ostras, carne vermelha, peixes e sementes de abóbora.
Pratique atividades físicas
São indispensáveis para a saúde metabólica, pré-requisito para a saúde imunológica. Estudos mostram que sessões de até 60 minutos aumentam imunoglobulinas e melhoram a atividade dos macrofagos, componentes que atacam invasores rapidamente .