Gama plus: nova variante do coronavírus é identificada no Brasil

Cientistas brasileiros identificaram uma versão ainda mais transmissível da variante Gama do coronavírus, encontrada em Manaus, em janeiro deste ano. A cepa, chamada de Gama plus, foi descrita em um estudo do projeto de vigilância genômica Genov, da Dasa.

Segundo a análise científica, a variante possui uma substituição do aminoácido presente na “coroa” do vírus, chamada de prolina, pela histidina.

“A gente chama de Gama plus quando uma mutação que ela adquiriu acontece em alguma posição do genoma do vírus que indica algo de risco. Essas Gama plus têm uma mutação em um sítio de furina que é muito importante para a infecção viral na célula e que é uma mutação que já foi vista tanto na variante preocupação Alfa, quanto na variante indiana [Delta]”, afirma José Eduardo Levi, coordenador do Genov e virologista da Dasa

Levi ainda acrescenta que “é certo” que essa nova versão torna a Gama plus mais transmissível que a tradicional – que já era mais transmissível que a versão original do coronavírus.

Os pesquisadores analisaram 1.380 amostras de pessoas infectadas com a COVID-19 no Brasil, sendo 502 amostras da 1ª quinzena de maio e 878 da 1ª quinzena de junho. Ao todo, 11 delas possuíam a mutação P681H, classificada pelos estudiosos com características semelhantes à variante Delta.

As amostras da Gama plus foram encontradas em, pelo menos, seis estados brasileiros, em maio. Das 11 que registraram a mutação P681H, cinco são do Goiás, duas do Tocantins, uma do Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina e uma do Paraná.

Levi acredita que a nova mutação tenha tido origem no Amazonas, estado que a pesquisa da Dasa não cobre.

“Acho que essas que nós detectamos estão vindo da Amazônia para cá, porque pela distribuição dos estados, Goiás, Mato Grosso… você tem essa sensação de que está vindo de lá para cá”, afirmou ao Portal R7.  

Segundo o virologista, há um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mostra que 78% dos novos casos de infecção por COVID-19 no estado do Amazonas, em julho, foram causados pela Gama plus

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?