Vinte mil, trezentos e doze cotianos estão com a segunda dose da vacina contra a COVID-19 atrasada. Isso é o que mostra um levantamento fechado no sábado (16), pela Secretaria de Saúde. A maior evasão, segundo os números, é do imunizante da Pfizer, já que, desde o fim de setembro, o intervalo entre a 1ª e 2ª dose caiu de 12 para 8 semanas. A Secretaria de Saúde alerta para o fato de que, segundo os testes realizados pelos fabricantes das vacinas Coronavac, Pfizer a Astrazeca, para se ter a proteção esperada é preciso receber as duas doses.
O número, de acordo com a Secretaria de Saúde, acende um alerta em relação ao controle da pandemia. “Temos acompanhado a queda de casos graves, internações e de mortes, desde o início da campanha de vacinação, mas sabemos que os resultados serão ainda mais satisfatórios se todas as pessoas elegíveis para receberem a vacina tomarem as duas doses, de acordo com o que está sendo recomendado pelos fabricantes”, destacou o secretário, Magno Sauter.
Onde tomar a 2ª dose contra a Covid-19?
Em Cotia, a vacina contra a COVID está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Basta comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto e CPF e o cartão da 1ª dose recebida em Cotia. No caso da Coronavac, as UBS’s seguem um cronograma que pode ser consultado em [https://cotia.sp.gov.br/noticia/3355/saude-cria-escala-nas-ubss-para-aplicar-2s-doses-coronavac-atrasadas].