(Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo)
A Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) disponibilizará mais quatro milhões de doses da vacina AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford, para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda essa semana.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses chegarão em dois dias e serão distribuídas aos estados conforme os parâmetros já pré-estabelecidos pelo plano de operacionalização do PNI.
O Ministério também afirma que parte dessas doses será direcionada a brasileiros residentes nas cidades próximas de fronteiras com outros países, enquanto outra parcela do lote será destinada a bancários e trabalhadores dos Correios. Ambas as categorias entraram para o grupo de prioridade do Programa Nacional de Imunizações na semana passadas, graças ao ministro da pasta, Marcelo Queiroga.
Ainda para julho, a previsão é de que sejam entregues 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz. Já para os meses de agosto e setembro, é esperado que sejam disponibilizadas mais de 50 milhões de doses.
Segundo a Friocruz, 10 milhões dessas doses serão produzidas com a chegada de uma nova remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina no próximo sábado (17). As entregas serão feitas após a realização das etapas de processamento final e controle de qualidade. A instituição aguarda novas remessas no próximo mês.
Confira o número de vacinados no Brasil e outras informações sobre a pandemia aqui.
Fonte: Agência Brasil