O Governo do Estado de São Paulo entregou hoje (4) mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com essa, as liberações chegam a 64,8 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As doses entregues hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas para o Programa. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.
Já o Instituo Butantan anunciou a entrega de um contêiner tecnológico para identificação de variantes do coronavírus no Estado de São Paulo. Os primeiros testes serão feitos na cidade de Aparecida do Norte, para depois seguir à Baixada Santista.
Segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, o contêiner poderá fazer 300 análises diariamente, com resultados fornecidos no mesmo dia.
“Entregamos hoje um contêiner com tecnologia de identificação de variantes, ele será itinerante e seguirá para diferentes locais do interior do estado de São Paulo. Irá para onde o governo e o Butantã identificar a necessidade”, disse.
O objetivo da tecnologia é identificar mais rapidamente os casos da variante Delta em São Paulo, que já conta com 53 casos autóctones da variante, segundo a Secretaria da Saúde.