Até ontem (4) a noite, o Brasil registrou 1.118 mortes por COVID-19 e ultrapassou os 20 milhões de infectados desde o início da pandemia. Mesmo assim, a média móvel de mortes continua em queda. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de saúde.
Com essa marca, o país atinge 559.715 mortes pelo vírus. Além disso, foram registrados 40.429 novos diagnósticos, o que totaliza 20.026.502 infectados até hoje.
Porém, é provável que o número de pessoas que já contraíram o coronavírus é muito maior que o registrado pelos número oficiais, pois o Brasil não tem política de testagem em massa. Segundo o Worldmeters, o país é o 120º no ranking de testes para cada 1 milhão de habitantes.
Pelo quinto dia consecutivo, a média móvel de mortes ficou abaixo de mil, depois de 191 dias acima da faixa. Foram 920 óbitos em média na última semana, o que indica uma tendência de queda de -20% em comparação com 14 dias atrás.
Média móvel é o cálculo da média diária de mortes a partir dos dados dos últimos sete dias. É um número considerado mais confiável para analisar o avanço ou regresso da pandemia, já que corrige flutuação de dados das secretarias de saúde que ocorrem em finais de semana e feriados, quando os estados trabalham em esquema de plantão.