É muito fácil escrever quando uma aluna ama correr, quando descobre uma nova paixão, quando a corrida representa muito mais que um esporte. Mas, vale lembrar que nem sempre é assim. Algumas fazem por pura necessidade ou pressão, porque médicos e familiares orientaram, ou até mesmo por estética.
A maioria das pessoas sabe a importância de se exercitar, mas, nem sempre vivem um caso de amor pelo esporte; normalmente, eu até costumo brincar: não precisa amar, mas precisa fazer algo. Se não for aqui, que seja dança, natação, caminhada, o importante mesmo é se mexer.
Nilde é uma das alunas mais antigas e assíduas da equipe; não ama, sempre deixou claro, e até se intitula como a corredora que não gosta de correr; ela sempre brinca: sabe aquela vontade louca de acordar cedo e sair correndo? Eu nunca tive! Mas, mesmo não amando, religiosamente, está todo sábado lá , há muitos anos… creio ser a atleta mais antiga que nunca tirou “férias”, nem dá equipe, nem da corrida.
Porque ela sabe que é preciso, porque ela ama natureza, porque ela fez e faz novas amigas e histórias, porque ela ama a vida… simples como descrevi!
O sedentário não entende como é possível dar o primeiro passo, e eu sempre digo: é o mais difícil, porém, o mais importante. Mudar um hábito pode ser desafiador. Estudos indicam que a formação de novos hábitos pode levar em média cerca de 66 dias, variando de pessoa para pessoa. Mas é recompensador incorporar uma vida mais saudável. Um corpo saudável, muitas vezes, influencia em uma mente sã. O contrário também é verdadeiro!
Mesmo não amando, Nilde já participou de diversas provas, três meias maratonas e, inclusive, uma fora do país.
Nilde fala que a corrida não é só sobre correr, é sobre viver mais e melhor, é sobre ter saúde física e mental, é sobre compartilhar e eternizar momentos e, principalmente, sobre viver feliz.
Priorizar o que é certo para sua saúde é um investimento diário, importante e eterno.
Do seu jeito, como e onde der , apenas comece. Você vai se arrepender de não ter começado antes!
Ivonilde Santana, 58 anos
WomenWithWings desde 2014