#TrendAlert: o velho voltou a ser moderno; saiba TUDO sobre o estilo Art Déco de decoração

Muitas discussões têm acontecido sobre os exuberantes anos 20 e aquele estilo desinteressante de decoração que está voltando à moda.

Na verdade, houve muito bate-papo no ano passado sobre como o Art Déco foi uma das maiores tendências de design e que parece que vai continuar no futuro previsível.

Em todos os lugares, de Mumbai a Miami, há celebrações do Arts Decoratifs – ou art déco, para abreviar – que era o estilo de jour dos anos 1920 e 30.

Pense em transatlânticos de luxo, clubes de jazz, festas brilhantes, arranha-céus e mansões à beira-mar. Pense em Leonardo DiCaprio em O Grande Gatsby. Ou mesmo no próprio Cristo Redentor construído na cidade do Rio de Janeiro.

O estilo é elegante, opulento e um pouco kitsch. Em sua época era ousado, moderno e descaradamente exótico.

De fato, ele representou um pensamento novo, uma nova tecnologia e uma habilidade excelente no campo da indústria de construção civil, influenciando demasiadamente as decisões de muita gente que buscava no referido período.

Aliás, simboliza riqueza, poder e sofisticação. A questão candente agora é: o art déco está voltando? Ele pode ser uma opção para sofisticar a decoração ? A resposta é sim!

Para saber mais, acompanhe nesta matéria, algumas informações valiosas sobre a Art Déco! E como você pode transformá-la em uma nova realidade.

Ah, lembrando que você não precisa morar em uma casa dos anos 1920 para incorporar alguns elementos Art Déco, embora tenha cuidado para não exagerar.

O que é, afinal, o estilo Art Déco?

Abreviação de Art Decoratifs, o estilo apareceu pela primeira vez na França pouco antes da Primeira Guerra Mundial e influenciou tudo, desde arquitetura a roupas e joias, navios e móveis.

Durou até meados da década de 1930, quando deu lugar ao modernismo e à Bauhaus. Recebeu o nome, abreviação de Arts Décoratifs , da Exposition internationale des arts decoratifs et industriels modernes (Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas), realizada em Paris, em 1925.
Art Déco é caracterizado por cores fortes, padrões geométricos e materiais luxuosos.

É chique e opulento, além de elegante e sofisticado. Esse movimento foi influenciado pela primeira era das viagens dos europeus pelo mundo, em navios ou mesmo por avião – muitas obras decorativas apresentam pirâmides, que aparecem fortemente em locais públicos como cinemas antigos, galerias de rua, saguões de aeroportos, restaurantes e hotéis – assim como o glamour que se considerava envolver itens prateados aos ambientes com imagens de estrelas de cinema norte-americano em cartazes decorativos. Preste atenção nas formas de leque e raio de sol sempre utilizados em estampas, por exemplo – é um clássico do gênero.

Como ter itens de art déco em casa?

É muito simples. Procure peças vintage, como cadeiras antigas. Você pode encontrar em antiquários, por uma grande pechincha.

Ou, se quiser algo novo, certamente deve esperar pagar o dobro agora. Além de mesas, cadeiras, abajures ou artefatos geralmente em madeira, outras peças de mobiliário fortemente associadas a esse estilo incluem toucadores e consolas em carvalho, em vez dos mais luxuosos e caros nogueira e bordo. Os designs são frequentemente elaborados com padrões intrincados embutidos.

Para reformar móveis, vale a pena mesclar com tecidos modernos. Se você quiser concordar com este look, então você precisa evitar padrões florais e se ater a blocos geométricos ou de cores fortes.

Isso não quer dizer que você não pode ter flores, mas elas devem ser as versões geométricas estilizadas, e não os motivos florais rodopiantes do movimento Art Nouveau, anterior à Art Déco.

Elementos em cores e decoração

As cores Art Déco tendem a ser fortes – azul-petróleo, dourado, rosa profundo e verde esmeralda ou ir para o outro lado e manter o preto, branco e cromado para um visual mais simples e elegante.

As cadeiras são particularmente versáteis, pois você pode estofá-las com tecidos modernos para incorporá-las melhor à sua casa.

Além disso, esteja atento às curvas: cantos suavemente arredondados são uma das marcas do estilo art déco, acentuando a forma, o equilíbrio e a proporção.

Eles costumam ser usados para trazer uma assimetria interessante a uma elevação ou para acentuar um grande pórtico ou varanda generosa.

Também pense em detalhes pretos: procure portas e janelas pretas ou cor de carvão e balaustradas que lembram as grades de um transatlântico.

Outra característica é ter um espaço em branco em seus ambientes ou na fachada da sua casa: uma escolha natural para realçar os detalhes em preto enquanto mantém o visual todo fresco, elegante e moderno.

No interior, lembre que a art déco se caracteriza por amplas áreas de estar repletas de luz, suntuosas suítes master, dois ou três banheiros e uma fabulosa área de entretenimento ao ar livre.

Você também pode planejar para quando você adquirir sua futura casa na Granja Viana, ter copas, salas de estudos, salas de jogos, salas de estar, salas de teatro, varandas e até mesmo um estúdio de arte, apresentado obras de art déco que porventura tenha arrematado ou produzido você mesmo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?