Home staging, uma tendência que nasceu nos Estados Unidos. Por lá, arquitetos e designers fazem reformas rápidas, pequenas melhorias e uma ambientação caprichada para dar um “up” nos imóveis à venda. Em programas de tv mostram o “antes e o depois”, e o grande final com a casa sendo vendida rapidinho e por um preço melhor que o cotado antes da reforma. É um sucesso, e, faz todo o sentido.
O apartamento “modelo-decorado” é o home staging mais conhecido no Brasil. As grandes construtoras criam ambientes dos sonhos, arrumados com perfeição e, assim, conseguem, com muito mais facilidade, vender um imóvel que não foi nem mesmo construído.
O que isso nos ensina? Que precisamos, ao querer vender um imóvel, prepará-lo para isso, criando essa atmosfera de encantamento em quem visita sua propriedade com intenção de comprá-la. Isso mesmo! As soluções de arquitetura atuam ao lado das de marketing e devem ser capazes de produzir sensações boas. Observe como toda loja tem uma identidade, uma preocupação com o visual, com a luz, com o aroma…é o mesmo princípio.
Neste viés, um projeto de reforma ou de decoração de interiores deixa um imóvel pronto para venda, corrige pontos menos favoráveis e potencializa os pontos altos.
Para dar certo, é preciso estudar e identificar o público-alvo desse imóvel, ou seja, o perfil de cliente baseado nas características do imóvel, sua localização, o entorno, a composição do preço, etc. Quando definimos para quem vender, fica mais fácil elencar as intervenções com o foco em surpreendê-lo, com soluções viáveis, criativas, e de bom gosto.
Aqui no escritório, costumamos separar em 3 categorias os projetos home staging:
Imóvel habitado, a ordem é: despersonalize.
Quando o cliente mora no imóvel que pretende vender, o maior cuidado é com o excesso de personalidade, afinal, o potencial comprador está vindo conhecer a futura casa dele e não a sua.
Claro que o local ter estilo é muito importante e será valorizado. Mas, o cuidado aqui está em deixar a casa sem muitos excessos. O importante é o comprador se sentir familiarizado, imaginando-se morando lá. Algumas dicas:
– a casa toda deve estar super limpa e arejada;
– cozinha organizada;
– deixe o local livre de pets e das crianças no momento da visita;
– recolha seus objetos pessoais de vista, como escova de dentes, fotos íntimas, roupas do varal;
– conseguimos um clima agradável com produções simples, muitas vezes, com mobília e objetos já existentes, só reorganizados;
– saem excesso de móveis, peças em mal estado, deixando pouca mobília, e colocada estrategicamente para ampliar e valorizar os ambientes;
– vale muito pintar algumas paredes, investir em um ou outro item de decoração, arrumar o paisagismo do quintal;
– dar um novo uso a um ambiente pode ser valioso comercialmente, como criar um espaço home office ou desentulhar um quarto de bagunça e fazendo dele um local de hóspedes, por exemplo;
– criar a possibilidade da venda com tudo incluso; isso, muitas vezes, é bem convidativo para quem não quer perder tempo redecorando, além do pacote todo entrar no parcelamento de quem compra financiado, o que é vantajoso. Você economiza na mudança e também entra no novo endereço com dinheiro extra para comprar itens novos.
Imóvel vazio, a ordem é: mostre potencial
O imóvel vazio precisa destacar o que pode oferecer, precisa de uma apresentação mais preparada do corretor e pode ser acompanhada de um projeto simples de arquitetura indicando sugestões de uso e mobília para cada ambiente. Para um cliente com dificuldade em espacialidade, pode ser decisivo. Sua apresentação também precisa ser pensada para gerar prazer nesse visitante, então:
– mesmo vazio, o imóvel precisa estar limpo e alegre: plantas, aromas, uma iluminação bem pensada e distribuída;
– alguma mobília pode ser um investimento importante para configurar forma e função e é bastante valorizado;
– rever os espaços de forma a corrigir falhas como: um banheiro com pouca ventilação, uma cozinha escura, vagas de garagem sem cobertura;
– com um olhar profissional, sabemos como fará diferença no potencial de venda trocar o piso de um ambiente por outro mais atual, retirar uma parede para ampliar um espaço e, com isso, elevar a qualidade do que está á venda;
– As paredes devem estar limpas e bem cuidadas, e, se houverem outros problemas maiores como vazamentos, umidade, pisos quebrados, etc, corrigir também.
Imóvel deteriorado, a ordem é: investir mais alto para restaurar
A Granja Viana tem imóveis muito antigos à venda; muitos deles com um potencial incrível ocultado pela falta de manutenção. São casas com cupins no madeiramento, jardins descuidados, paredes com umidade, ou com acabamentos antigos e fora de moda. Para casas assim, podemos seguir em dois caminhos:
– o primeiro deles é reformar e deixar esse imóvel verdadeiramente preparado para ser vendido; isso significa investir mais alto, pois estamos falando de uma reforma mais ampla. Atualmente, há financiamentos bancários disponíveis para isso, inclusive com prazo de carência de pagamento durante as obras, o que pode ser mais confortável, pois, se a reforma for acertada, poderá ter vendido a casa e nem mesmo ter começado a pagar pela reforma.
– o segundo caminho é ter um projeto de reforma pronto, com lindas imagens em 3d, que servem como foto do futuro dessa residência para inspirar o cliente a comprá-la assim que conhecer todas as potencialidades dela após uma reforma. Deixe claro que o preço pedido pela venda somado ao custo estimado da reforma são muito interessantes. Além dele poder personalizar o que quiser no projeto.
Não vai vender? Vai ficar!?
Sim, podemos aplicar o mesmo conceito de projetos para quem não vai vender, mas quer, de modo prático, renovar sua casa. E faz um bem enorme! Ainda mais nesse momento em que estar em casa tem um significado maior e mais especial em função da pandemia.
Aqui vão algumas dicas:
– Crie um cantinho do prazer: se você gosta de cozinhar, pense em produzir sua cozinha com uma bancada nova, ou mesmo reorganizar as prateleiras, aumentar a janela para, enquanto cozinha, enxergar o sol e o jardim lá fora. Permita-se. Se seu prazer é o banho, pense em incluir uma banheira bacana, mesmo na varanda, ou no quarto… vamos inovar;
– Conserte: a torneira quebrada, a parede manchada, o sofá sujo. Renove e verá como será mais gostoso estar em casa;
– Renove: mude o layout, troque as cores e texturas. Podemos ter um ambiente novo mudando a iluminação, trocando um tapete, pintando a marcenaria…arrisque;
– Limpe além da sujeira! Sim, organize as gavetas e armários, desapegue de tudo que não usa e não vê importância. Abra espaço para coisas novas, a sensação é ótima;
– Presenteie sua casa: seja com um novo enxoval de roupas de cama, flores novas no jardim, uma horta, uma estante pra organizar lembranças ou livros ou mesmo uma brinquedoteca para interagir com as crianças.
Mari e Ale, arquitetos são da
Meneghisso & Pasquotto Arquitetura
Escritório Granja Viana
Fixo: + 55 (11) 4551-7809
R. José Félix de Oliveira, 834, sala 5B, Granja Viana
Escritório Sorocaba
Fixo: + 55 (15) 3329-8442
Rua Milton Monzoni Wagner, 193, Campolim
Cel.: 55 (11) 9-7622-8795
www.pasquottoarquitetura.com.br
@meneghissoepasquottoarq (Facebook)
@meneghisso_pasquotto_arq ( Instagram)
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Comercial : 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo.
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)