Ahh, a primavera… Prepare seu jardim para essa época colorida e perfumada

As pessoas aprenderam a olhar com mais amor para seus lares e para seus jardins.

Até o dia 21 de dezembro, a primavera faz com que plantas e flores prosperem, principalmente aquelas que sofrem com as baixas temperaturas.

Se você ainda tem um pouco de medo de plantar novas flores e elas não vingarem, uma boa dica é optar pelas espécies da estação e acredite, elas são muitas, mais de 230 mil espécies! Algumas das quais destacamos são:

Amor-perfeito-de-verão (Torênia), Cosmos, Flor-de-mel (Alyssum Branco), Gazânia, Gérbera, Girassol, Íris-da-Praia (Neomarica cândida), Jasmim-manga (Frangipani), Lírio, Margarida-africana, Portulaca.

Amor-perfeito-de-verão

As folhagens escuras chegaram com tudo!

Se há uma tendência para decorar o jardim na primavera 2022 que se tornou pop, com toda a certeza é a utilização de folhagens escuras com tons pretos e prata.

Entre as mais belas podemos destacar:

Scindapsus Treubii (Moonlight), Heuchera (Black beauty), Videira de batata-doce, Zamioculca Black.

Zamioculca Black

Tá na moda

Se você tiver um grande espaço… Plantas maiores e que chamam muito mais a atenção são as grandes sacadas no paisagismo do seu jardim.

Nossas recomendações são:

Agapanto (lírio-africano ou flor do Nilo), Buquê-de-noiva (grinalda-de-noiva), Congéia (Congea), Estrelítzia (Strelitzia reginae), Flor-de-São-Miguel (Petrea volubilis), Gardênia, Manacá-da-Serra, Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), Moreia, Primavera (Bougainvillea), Rosa-de-saron, Viuvinha (Petrea subserrata).

Buquê de noiva

Nativa do Brasil, a planta primavera, também conhecida como buganvília, é extremamente versátil. Ela pode ser cultivada como cerca viva e também em vasos.

Meu espaço é pequeno! E agora?

Se o seu espaço for pequeno você pode fazer hortas verticais e criar um mini pomar ao plantar espécies frutíferas em vasos. E tem mais, se você tem crianças em casa esse é um processo de jardinagem superdivertido para fazer com elas!

Segundo a paisagista Elisabete Ribeiro, plantas de pequeno porte como orquídeas, lavanda e bromélias podem trazer um toque especial para quem não tem muito espaço. “Jardins verticais e hortas suspensas também são alternativas”, afirma.

Quer comprar flores?

Selecionamos cinco flores com bastante disponibilidade neste mês, segundo a tabela da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

1. Copo de Leite

2. Cravina

3. Lírio

4. Margarida

5. Petúnia

Você sabia?

A Margarida é de origem europeia, a planta gosta de sol pleno, no entanto, é resistente ao frio. Pode compor canteiros, vasos e decorar a casa como flor de corte. De baixa manutenção, deve-se regar somente quando a terra estiver quase seca.

Bons fluídos

O baguá do Feng Shui permite posicionar todo o ambiente de maneira que ele receba a energia do sol vinda do leste e que deixe as coisas indo embora no posicionamento oeste.

Apostar em flores e plantas para sua casa, principalmente em ambientes que podem concentrar energias negativas, como banheiros, entrada da casa e nos cantos dos cômodos, é o primeiro passo para aproveitar a energia da primavera. Mas, claro, quanto mais flores bem cuidadas, melhor! Agora é hora de enfeitar o seu lar. Boas opções são: verbera, tulipa, rosa, hibisco, crisântemo, jacinto, jasmim, girassol, santa bárbara, orquídea, hortênsia, rosas, amor-perfeito e violeta.

Dica da Paisagista:

Elisabete indica a capuchinha (planta pendente com floração abundante e colorida e que podemos usar as flores na salada). “Jabuticabeiras compõem super bem em qualquer jardim; sua floração atrai abelhas e seu fruto atrai pássaros e humanos. Lavanda além de deixar nosso jardim elegante, tem ação calmante”, finaliza.

Sinta a energia da primavera!

Serviço

Elisabete Ribeiro – Paisagista Sustentável
Contato: (11) 98631-9061

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?