Entramos na estação mais fria do ano no hemisfério sul: o inverno. Ao pensar em como esquentar as casas, uma das primeiras soluções que surgem é a lareira com seu charme indiscutível. Afinal, seu fogo traz calor e proporciona um intimista espaço de encontro. Somado a isso, seu desenho e implantação podem ser fundamentais na composição espacial de um ambiente.
Lareiras para apê
Foi-se o tempo em que ter uma lareira significava morar em uma casa com chaminé, ter um espaço reservado para guardar lenhas e um longo trabalho de acendimento manual. Agora, quem mora em apartamento também tem esse direito, graças à evolução nos modelos que utilizam gás, álcool e até energia elétrica como principal combustível, não fazem fumaça e combinam com vários tipos de imóveis.
Já para as áreas externas, os tachos de fogo ou fogo de chão são lareiras específicas para jardim e criam uma atmosfera acolhedora para reunir amigos em sua volta.
Antes utilizada para aquecer do frio, hoje ela tomou espaço como peça de glamour e de sofisticação na decoração da casa. O aconchego do fogo que ela proporciona é só um dos motivos para ser a estrela dos projetos de muitas salas e dormitórios.
Lareiras externas
Projeto Fogo de Chão da Alvo Arquitetura – Casa na Granja Viana
Desenhado para celebrar o calor, o Fogo de Chão se inspira na matéria e textura do fogo. O projeto se evidencia pela cor e textura do material, contraposta ao desenho claro e definido das peças. Simples, funcional e orgânico, o produto valoriza o ambiente externo pelo design e espaço social que a chama proporciona.
Lareiras elétricas
Modelos elétricos funcionam como um aquecedor: o calor é formado por meio de energia, utilizam acessórios altamente seguros como opção para apartamentos já que não há o uso de fogo, a instalação é simples e muitos modelos possuem controles remotos, o que torna a opção ainda mais prática. Esse modelo elétrico, assim como os aquecedores comuns, retiram a umidade do ar.
O mercado oferece diferentes modelos. Elas vêm com a parte do mecanismo de funcionamento pronto e são fáceis de instalar. Podem ser a gás, a eletricidade ou álcool. Algumas possuem lenha exposta, colocada nesta nova versão, torna-se elemento decorativo.
Fontes: Alvo Arquitetura
www.alvoarquitetura.com.br
@arquiteta_mara_nogueira
@barbaradundes