[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.29.3″ fb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0.0″][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″]
A internet divulga as tendências, mas é quase impossível se copiar um projeto; cada caso é um caso
Internet x profissionais
Decoradores e designer de interiores driblam a globalização na arte de decorar
É fato que a globalização influenciou também o mercado de decoração e arquitetura.
“Decore sem sair de casa”, é possível ler quando a palavra “decoração” é digitada no Google.
Parece muito convidativo ler isso na internet, ainda mais com a vida atropelada que levamos pela falta de tempo e o acúmulo de atividades.
É certo afirmar que a internet abre a mente de quem não tem a menor ideia por onde começar e não tem lugar melhor para pesquisar novidades e inspirações. Ajuda a dar um norte para quem, quando se trata deste assunto, se sente um peixe fora d´água.
Antes mesmo de terminar a Semana do Design de Milão, já temos aqui, na palma da mão, as tendências que, literalmente, acabaram de sair do forno para o mundo.
No entanto, é válido ressaltar que o que traz harmonia, exclusividade e ousadia a um projeto de decoração ou design de interiores é o olhar e a experiência de um profissional.
Conversamos com especialistas em design de interiores para saber como lidam com a influência da internet e para entender como conseguem driblar a tecnologia e humanizar o processo de criação.
“Hoje, as tendências mundiais são divulgadas com muito dinamismo”, explica a Design de Interiores Marcela de Oliveira, que acha isso favorável, uma vez que deu mais visibilidade para a importância dos profissionais da área. “Isso abre a visão do cliente, apesar dele não ter condição técnica para executar o projeto; por isso, além de pesquisar na internet, é fundamental que ele busque alguém da área para executar, adequar e equilibrar”, explica.
A troca entre cliente e decorador é essencial para construir um projeto de design de interiores. “Numa casa já concebida, por exemplo, preciso entender o estilo de vida do meu cliente, as situações que fazem parte do cotidiano dele, as referências que o agradam e harmonizar isso com a arquitetura do espaço e com o que já existe ali”, conta Marcela.
De acordo com a premiada design de interiores Flávia Brandão, é um grande erro projetar apenas com o que você vê de imagem, já que ambientes costumam ter inúmeras interferências como dimensionamento e iluminação e que você não vai encontrar igual na internet. “Navego essencialmente para ter referências de produto, de cor e resultado”, explica a profissional.
Portanto, use a abuse da internet.
Mas, sem esquecer que uma pessoa sem orientação e buscando referências por si só, dificilmente vai conseguir materializar e harmonizar texturas, cores e estilo num projeto, optando por peças desconexas ou pesadas para o ambiente, que muitas vezes tiram o equilíbrio e a elegância.
Cada profissional imprime a sua personalidade no ambiente, com um processo criativo único.
“A exclusividade e a personalização acontecem através do profissional”, afirma Marcela, que complementa: “referências são somente desencadeadoras de ideias soltas, que podem ser desconexas”.
Você sabe a diferença entre um decorador e um design de interiores?
O decorador é aquele profissional formado (ou não) em um curso de curta duração ou é um autodidata. Suas atribuições são muito restritas, pois seu conhecimento sobre vários componentes de uma obra é nulo. Escolhe acessórios, móveis ou cores sem que altere fisicamente a obra.
O designer de interiores, além do trabalho do decorador que vem ao final do projeto, tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica, além de ser um profissional apto para captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las por meio de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas.
Erros comuns que as pessoas cometem por não consultar um profissional
- Espalham flores artificiais pela casa porque não têm tempo de cuidar das naturais. É fundamental saber qual flor utilizar e a que melhor combina com o seu ambiente. Flores artificiais pegam pó e estragam se não forem bem cuidadas.
No entanto, dê preferência a arranjos naturais: ar puro nunca sai de moda. - Copo de abajur escuro ou estampado em ambientes que pedem mais claridade.
- Papel de parede com estampas diferentes, um em cada cômodo da casa.
Tendência para 2020
Da mesma forma, a natureza – e tudo relacionado a ela – continua com tudo em 2020. Materiais naturais como madeira, bambu, pedra, lã, couro, palha, vime, barro e cerâmica, e cores básicas da natureza, como verde, azul e marrom, favorecem a tranquilidade e o bem-estar necessários em um mundo cada vez mais veloz e estressante, celebram a simplicidade como essência e dão vida a espaços e elementos sem identidade.
Nas tendências para o novo ano, a madeira em tons claros, especialmente no piso, aquece, aconchega e traz equilíbrio aos ambientes. Aliás, outras tendências que continuam ou vem com tudo no próximo ano são a divisão de ambientes com materiais naturais, o uso de papel de parede que evoca a natureza com motivos marcantes e a presença de jardins interiores, verticais ou suspensos. #ficaadica
Contatos:
Marcela de Oliveira
www.marceladec.com
@marcela_oliveira_interiores
Flávia Brandão
Fb/Flábia Brandão – Arquiteturam interiores e obras
@flaviaarqui
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ background_color=”#000000″ custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” global_module=”60″ fb_built=”1″ bb_built=”1″ _i=”11″ _address=”11″][et_pb_row column_structure=”1_4,1_4,1_4,1_4″ padding_mobile=”off” column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” module_class=” et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”89%” width_tablet=”80%” width_last_edited=”on|desktop” max_width=”89%” max_width_tablet=”80%” max_width_last_edited=”on|desktop” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” _i=”0″ _address=”1.0″][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”0″ _address=”1.0.0″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.0.0″]
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Tel: 11 4617-4873
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”1″ _address=”1.0.1″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.1.0″]
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”2″ _address=”1.0.2″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.2.0″]
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”3″ _address=”1.0.3″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.3.0″]
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]