Nada melhor que um ambiente quentinho em dias frios. É possível deixar a casa ainda mais confortável em períodos de baixas temperaturas com alguns truques na decoração, sem precisar de grandes reformas.
Pensando nisso, Livia Chervezan, coordenadora de decoração e organização da Telhanorte, contou à TUDO cinco dicas infalíveis para manter a casa aquecida e aconchegante no inverno e nos demais períodos do ano.
Aposte em uma iluminação aconchegante
As lâmpadas com cores quentes e fontes indiretas de luz são ótimas opções para deixar o ambiente confortável, como a sala de estar ou o quarto. Afinal, as luzes com tons amarelados em luminárias e arandelas ajudam a aquecer o espaço e proporcionam sensação de bem-estar.
Use cores quentes na decoração
Assim como as lâmpadas amarelas, cores mais quentes em objetos decorativos ampliam a sensação de aconchego. “A dica é optar por almofadas, mantas e cortinas em tons terrosos, como laranja, vermelho, cobre e caramelo”, conta Lívia.
Invista em tapetes
Mesmo que na casa não tenha piso frio, é natural que no inverno o chão fique mais gelado. “Os tapetes são ideais para aquecer o ambiente, pois evitam o contato direto com os pisos frios. Seja modelo em sisal, nylon ou felpudo, o tapete é uma peça coringa para trazer conforto”, explica a coordenadora.
Aplique papéis de parede
O papel de parede é aliado para aquecer, pois pode barrar a chamada “friagem”. Se as paredes da casa forem muito finas ou não tiverem recebido as camadas de revestimento isolante necessárias, por exemplo, a sensação térmica tende ser mais fria. Para isso, aplicar papel de parede no ambiente pode diminuir esse desconforto.
Amplie a sensação térmica da casa
Os aquecedores e lareiras artificiais também são itens funcionais do ponto de vista térmico. No mercado existem modelos portáteis e versáteis, sendo possível controlar a intensidade de calor no ambiente.