Por Dr. Mauro Henrique Milman
A cirurgia para emagrecimento (bariátrica) e o uso de medicamentos como o Ozempic permitem a perda de dezenas de quilos trazendo diversos benefícios a estes pacientes, mas comumente com resultados estéticos desafiadores.
Todo ex-obeso precisará de cirurgia plástica?
Com raras exceções, os pacientes obesos apresentam estrias e pele flácida antes de emagrecer, o que pode promover grandes excedentes de pele em pescoço, mamas, abdômen, braços, coxas e nas costas. Como o acúmulo de gordura e a qualidade da pele não são iguais nas pessoas e nem mesmo nas diferentes partes do corpo do mesmo indivíduo, a necessidade de ajuste será individual.
Quando poderei operar?
Independente do método de perda de peso, existem 2 condições necessárias para indicação da cirurgia estética:
a) estabilização do peso;
b) ausência de deficiências nutricionais (vitaminas e minerais)
Perdi peso, mas ainda sou obeso, posso operar?
Cumprindo as condições acima, pode. Entretanto, deve-se aceitar o maior risco de complicações e compreender que o objetivo da cirurgia será melhorar o contorno corporal e não emagrecer.
Posso fazer todas as cirurgias no mesmo dia?
Os riscos de uma cirurgia são proporcionais ao seu tempo de duração. Assim, a associação de procedimentos dependerá de muitas coisas:
a) ausência de doenças como hipertensão arterial e/ou diabetes;
b) comprometimento prévio de órgãos vitais (coração, pulmão, fígado e rins);
c) risco para trombose venosa;
d) tendência a anemia ou impossibilidade de receber sangue (transfusão);
e) tempo de cirurgia esperado (sugere-se não ultrapassar 6 horas).
A abdominoplastia deve ser minha primeira cirurgia?
A prioridade de procedimentos é determinada pelo paciente. Alguns pacientes realizam a braquioplastia (plástica dos braços) primeiro. Outros, preferem começar pelas mamas ou pela face.
E se eu engordar novamente?
O corpo humano tem a capacidade infinita de armazenar gordura. Se a pessoa engordar, os locais que preservaram o tecido adiposo (gordura) voltarão a crescer. A pele também tem propriedade elástica e não limitará o ganho de peso.
Como faço para operar?
Agende uma consulta com cirurgião plástico (acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br). O cirurgião avaliará seus desejos e as suas indicações, solicitará os exames necessários e planejará o tratamento.