Com mais de 500 apresentações em 25 cidades do país, o Teatro nos Parques é reconhecido como uma das maiores temporadas de Teatro ao ar livre do Brasil, oferecendo amplo panorama de estilos e poéticas desta modalidade cênica.
A Companhia da Tribo e a Companhia Truks abrem a edição em 06 de março, domingo, no Parque Teresa Maria, em Cotia, às 11h e às 16h com apresentações de espetáculos premiados Água Doce e Zoo-Ilógico, respectivamente nesses horários.
Sobre o Teatro dos Parques
Desde a 1ª edição em setembro/2009, o Teatro nos Parques mostrou sua vocação de permanência e não parou de crescer até se consolidar como uma das maiores e mais completas mostras de teatro ao ar livre. Concebida com a intenção de trazer a arte para o cotidiano e torna-la acessível desmistificando a ideia que só pode estar presente em museus, bibliotecas ou teatros. Ao longo dos anos e a cada edição o propósito do projeto vem impactando positivamente na vida dos habitantes das cidades por meio da interação com o meio ambiente, da valorização de atitudes e hábitos inerentes à sociabilidade, ao convívio coletivo e ao respeito pelo patrimônio ambiental.
O Teatro nos Parques ganhou longevidade e este ano terá três edições previstas para acontecer em 14 cidades e 03 estados do país. A curadoria vai selecionar entre 20 a 40 grupos. O Teatro nos Parques foi pioneiro em realizar temporadas teatrais em vez de fazer apresentações pontuais e essa iniciativa ganhou tanto a aprovação do público quanto da classe artística que passaram a ver os parques também como espaços culturais. Com isto, o número de grupos e apresentações teatrais em parques públicos aumentaram consideravelmente desde a 1ª edição.
Segundo os organizadores da Mostra, Edson Caeiro e Roberto Rosa o Teatro nos Parques contabiliza mais de 500 apresentações nas 25 cidades de 7 estados do país e mais de 100 grupos teatrais brasileiros se apresentaram desde a 1a edição.
Complementando a programação, em cada parque são realizadas oficinas ou atividades lúdicas, voltadas ao brincar com ênfase nos conceitos básicos de sustentabilidade, na cultura da preservação e do reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos.
A cada edição cerca de 120 profissionais são contratados entre artistas, técnicos, produtores e prestadores de serviços, que se tornam possíveis com as parcerias estabelecidas com os poderes públicos federal, municipal e estadual, sociedade civil e apoio das associações de moradores, as culturais ou esportivas.
A Estima Cultural, produtora responsável pela realização do projeto, busca parceiros que acreditam no poder da cultura de transformar a sociedade e fortalecer a cidadania. São empresas que fazem uso de leis de incentivo à cultura, como PRO-MAC e PROAC ICMS, respectivamente, da cidade e do estado de São Paulo; e, a LEI DE INCENTIVO À CULTURA do governo Federal, para investirem na preservação da identidade cultural brasileira e nas bases de um mundo sustentável.
Conforme conceito do direito à cidade desenvolvido pela Organização das Nações Unidas – ONU “consiste no direito de todos os habitantes, presentes e futuros, temporários e permanentes, para usar, ocupar e produzir cidades justas, inclusivas e sustentáveis, aldeias e assentamentos, entendidos como um bem comum essencial para uma vida plena e decente”.
O Teatro nos Parques escolhe espetáculos de teatro e circo acessíveis a todas as idades e classes sociais. As apresentações são gratuitas, com acessibilidade garantida a todos. A programação diversificada traz diferentes gêneros teatrais como a fábula, a comédia, o auto, o teatro de formas animadas e bonecos, teatro de rua, o circo, a pantomima, e outros.
O projeto colabora para melhor integrar os parques aos moradores residentes no entorno e atrair a presença de novos visitantes, contribuindo para consolidá-los como espaços de lazer e de enriquecimento cultural.
O projeto facilita o acesso da população aos espetáculos por apresentá-los, gratuitamente, em parques próximos de suas residências, promovendo inclusão social e cultural.