No dia 11 de abril (quinta-feira), o projeto ‘Cantigas de Rodas: No Toque do Berimbau’ realizará um cortejo em incentivo à cultura brasileira através de músicas de roda. O grupo sairá da Academia de Capoeira Kwanza em direção a Escola Municipal Sidronia Nunes Pires, onde farão um espetáculo musical de cantigas de roda, esta que está presente em diversas manifestações culturais, como na capoeira, samba de roda e puxada de rede. O evento é gratuito e acontecerá na parte da manhã, às 10h20, e na parte da tarde, às 13h15.
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar e relembrar cantigas de roda, dançando e cantando, além de experimentarem momentos de lazer e conscientização. Também haverá a exposição de instrumentos da capoeira, para que, desta forma, o público possa conhecer suas funções na composição de uma música. Serão apresentadas cantigas de domínio público, de autoria e autorizadas pelo mestre de capoeira Jaguara.
O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, por meio do incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo, que visa difundir e apresentar o papel de preservação da cultura afro-brasileira para a população de Cotia, por meio da educação, da promoção da arte e da construção de comunidades mais inclusivas e integradas aos eventos que resgatam manifestações artísticas e culturais.
O ‘Cantigas de Rodas: No Toque do Berimbau’ é destinado, prioritariamente, aos alunos e professores de escolas públicas ou universidades, públicas ou privadas (que tenham estudantes do Prouni), bem como aos profissionais de saúde e aos integrantes de grupos e coletivos culturais e de associações comunitárias, ou de atividades em espaços públicos da comunidade de Cotia.
Serviço:
‘Cantiga de Roda: No Toque do Berimbau’
Data: 11/04 – quinta-feira
Horários: às 10h20 e às 13h15
Local: Escola Municipal Sidronia Nunes Pires
Endereço: Av. Antônio Mathias de Camargo, 348 – Centro
Livre
Gratuito