No sábado, dia 13 de abril, todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia estarão abertas, das 8h às 17h, durante a mobilização “Dia D contra a Gripe/Influenza”. Poderão se imunizar contra a doença todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha de vacinação [veja abaixo]. Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com documento oficial com foto e cartão de vacina (se tiver) e, no caso das crianças, é obrigatório levar a caderneta de vacinação.
A vacina contra a influenza (gripe) é aplicada em dose única. A exceção é apenas para as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, elas deverão receber duas doses da vacina com um intervalo de 30 dias entre as doses. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podem variar de quadros leves a graves e, nos casos agravados, podem levar ao óbito.
No mesmo dia, a população (de todas as idades) poderá aproveitar para fazer a atualização vacinal com outros imunizantes de acordo com a disponibilidade de doses na unidade de saúde. “Muitas pessoas não consegue ir à UBS nos dias normais de funcionamento, então, a abertura de todas as nossas unidades, no sábado, das 8h às 17h, é uma oportunidade para tomar aquela vacina que está atrasada, receber a dose de imunizante que já está no período indicado e, quem fizer parte do grupo prioritário para influenza, já sair protegido”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.
Serviço
Dia D contra a Gripe/Influenza*
Dia 13 de abril de 2024 – sábado
Das 8h às 17h
Todas as Unidades Básicas de Cotia
Será feita atualização vacinal para o público em geral de acordo com doses disponíveis nas unidades
*Grupo prioritário:
- Crianças com até 5 anos de idade
- Pessoas com idade a partir de 60 anos
- Gestantes e puérperas (que deram à luz nos últimos 45 dias)
- Trabalhadores da saúde
- Caminhoneiros e profissionais do transporte
- Professores
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores de força de segurança e salvamento
- Funcionários do sistema de privação da liberdade