Dois estrangeiros, tripulantes de navio ancorado no Rio Amazonas, testam positivo para COVID-19 na manhã de sexta-feira (6), em Macapá. Com isso, a embarcação entrou em quarentena, de acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Os pacientes demonstravam sintomas e foram atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, na Zona Sul da cidade, afirma a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Os exames que confirmaram a presença do coronavírus também serão encaminhados para identificação da cepa, mas não há previsão de quando se saberá qual a variante que os infectou.
Segundo Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS, a equipe foi acionada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que os dois tripulantes foram atendidos em Macapá porque estavam com sintomas da COVID.
“Eles não têm indicação de internação, então eles são deslocados com toda a biossegurança para retornarem ao navio, onde ficam em isolamento. A equipe da SVS faz o monitoramento clínico e a vigilância genômica, para verificar o sequenciamento genético”, explicou Malafaia.
A Agência vai fazer um levantamento na embarcação para saber quantos tripulantes estão a bordo e se há mais infectados e com sintomas.
Essa é a terceira embarcação que entra em quarentena na orla de Macapá em função de tripulantes infectados com o coronavírus.
“Toda entrada e saída de embarcações, nós aplicamos o mesmo protocolo. Esse protocolo já evitou, inclusive, que tivesse maiores problemas. Foi o caso da embarcação que os tripulantes estavam infectados, foram monitorados e não teve nenhuma crise maior”, destacou o superintendente da SVS.