O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido às pessoas com deficiência intelectual, com idade de 18 a 59 anos, precisou ser adaptado, mas não parou na APAE de Cotia. O local mantém uma parceria com a Prefeitura de Cotia e, por conta da pandemia, ajustou o atendimento para garantir a continuidade dos serviços prestados a centenas de pessoas.
Desde abril de 2020 os serviços acontecem remotamente. “A APAE é mais uma das instituições que recebem o apoio da Prefeitura de Cotia. Diante deste momento de tanta dificuldade social, econômica e emocional impostas pela pandemia, apostamos e apoiamos o trabalho de fortalecimento de vínculos como o da APAE para garantir a qualidade de vida e o apoio aos atendidos e a seus familiares”, afirma Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.
Para garantir a continuidade do atendimento, os serviços passaram a ser por WhatsApp, principal canal de comunicação entre as famílias/atendidos e a APAE. Diariamente acontecem atividades estabelecidas por meio de um cronograma garantindo a participação das turmas nos períodos matutino e vespertino. Além disso, são realizadas chamadas de vídeo via Zoom e WhatsApp duas vezes na semana e os orientadores realizam atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e social dos atendidos.
Entre as oficinas remotas estão Karatê, Culinária, Educação Física e Música, com transmissão pelo YouTube, as aulas são gravadas por especialistas e disponibilizadas para os atendidos. Para alcançar a todos igualmente, bimestralmente, são disponibilizadas apostilas adaptadas com os conteúdos oferecidos online para os atendidos que não têm acesso à internet.