Fernando Scheffer (23) leva o bronze pelos 200m livre nos Jogos Olímpicos de Tóquio com sensacionais 1min44s66. O gaúcho subiu ao pódio ao lado da Grã-Bretanha, que ganhou em dobradinha: Tom Dean ficou com o ouro (1min44s22) e Duncan Scott com a prata (1min44s26).
Nadando na 8ª raia, Scheffer chegou à final com o pior o tempo, mas soube controlar o ritmo das braçadas até os 50m finais. O gaúcho teve Sunwoo Hwang, da Coreia, liderando boa parte da prova ao seu lado, na raia 7, mas se manteve estável na briga pelo pódio até disparar na virada final. A medalha foi conquistada na batida, por um triz: foram somente dois centésimos de segundo de diferença contra o romeno David Popovic (16).
O atleta declara, em êxtase: “quando caí para a prova, não estava pensando em tempo, colocação. Só queria fazer minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz a cada braçada, aproveitando cada metro.”
É a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio desde os Jogos de Atlanta-1996, quando Gustavo Borges fez história na modalidade. Essa é a 14ª medalha da delegação brasileira na natação.