As Olimpíadas de Tóquio-2020 começaram oficialmente na última sexta-feira (23), com a cerimônia de abertura no Estádio Nacional de Tóquio. O nome oficial do evento permanece com 2020, ainda que esteja sendo realizado em 2021, pois o ano ao lado da cidade-sede dos Jogos é mais que uma simples referência temporal; é uma marca usada desde que o local foi escolhido para sediar o evento, em 2013. Por isso, mesmo tendo sido adiado por conta da pandemia do coronavírus, o nome permanece o mesmo.
“Tóquio-2020, como Rio-2016 é uma marca que é patenteada, licenciada, com muito dinheiro e vem sendo usado por patrocinadores e licenciados há anos. O 2020, embora representasse o ano que os jogos fossem organizados, é maior que a referência ao tempo. É licenciada com contratos de patrocínios, todos os produtos licenciados e a mídia fazem referência. A marca é vendida e não dá para que no meio mudem para 2021. O ano vai mudar, mas marca não pode mudar”, explica José Colagrossi, especialista em marketing esportivo.
Além disso, um fato curioso: a palavra “Olimpíada” tem um significado cronológico, pois marca cada um dos intervalos de quatro anos entre dois Jogos Olímpicos. Era por meio deles que o tempo era contado na Grécia antiga, segundo o dicionário de Oxford.
Em entrevista à Agência Brasil, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Tomas Bach, explica também que há um simbolismo na manutenção do nome, uma “celebração da humanidade, que superou esse desafio sem precedentes do coronavírus”.
“Com essa decisão, estamos demonstrando nosso compromisso com os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e com o sucesso do evento, e também nossa gratidão ao povo japonês, ao Comitê Organizador, às autoridades governamentais e a todos que prepararam esses Jogos Olímpicos tão bem”.
Os Jogos Olímpicos começaram em 23 de julho e vão até 08 de agosto. A cobertura completa você acompanha por aqui.