A Linha 4 do Metrô será expandida até a cidade vizinha de Cotia.
A nova extensão permitirá integração com o transporte coletivo nos terminais de ônibus existentes, como Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e o Terminal Taboão da Serra, além de acessos na Av. Monsenhor Manfredo Leite e no Corredor Av. Prof. Francisco Morato. É estimado que a expansão atenderá mais de 50 mil passageiros por dia.
O investimento total será de R$ 4,04 bilhões e inclui toda a obra civil dos 3,3 km de via que irão conectar a estação Vila Sônia às futuras estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além da construção de uma subestação de energia, implantação de sistemas operacionais e a compra de seis novos trens. A previsão de conclusão é de 48 a 64 meses.
Após o fechamento da nossa edição impressa de outubro, recebemos a notícia de que o anteprojeto da nova Linha 22 Marrom, que ligará São Paulo a Cotia – e terá quase 30 quilômetros de extensão – foi concluído.
A linha será totalmente subterrânea. O tempo de viagem entre as duas pontas será de 42 minutos e atenderá 45 mil passageiros por hora e por sentido. As estações serão menores, com 110 metros de comprimento nas plataformas, em vez dos 132 metros usados nos projetos mais recentes.
Grande parte do projeto poderá ser construído por meio de tuneladoras ou tatuzão (máquinas de perfuração de túneis (TBM)). Segundo o Metrô, o trecho escavado por tatuzão seria entre as futuras estações Parque Alexandra e Sumaré. O restante até Cotia seria feito pelo método NATM (técnica segura e econômica para a construção de túneis que utiliza a própria rocha ou solo como suporte principal).







