Gates, Zuckerberg, Bezos: 3 hábitos usados por líderes globais para aprimorar a produtividade

Da leitura à simplicidade na vestimenta, especialista compartilha métodos usados por grandes empresários para melhorar a rotina freelancer

O que torna um bilionário tão bem-sucedido e produtivo? Embora não exista uma fórmula mágica para o sucesso, há padrões de comportamento, rotinas e hábitos comuns entre eles. Exemplos notáveis como Mark Zuckerberg e Bill Gates, que aplicam técnicas específicas para otimizar o tempo e aprimorar a produtividade que podem ser adaptadas à nossa rotina, ajudando a melhorar o foco e a eficiência.
 

“Ninguém deve exagerar nas horas trabalhadas, mas há práticas simples que qualquer profissional freelancer pode adotar, como modelos de reuniões eficientes, simplicidade nas decisões e até mesmo a leitura. São estratégias que ajudam na disciplina e consistência do trabalho”, comenta Samyra Ramos, gerente de marketing na Higlobe, fintech de recebimentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.

Pensando nisso, a especialista reforça métodos postos em prática por três líderes de tecnologia. Confira:

1- Reuniões eficientes, do Jeff Bezos

O fundador da Amazon tem um modelo de reunião eficiente baseado em “Ação e Responsabilização”, em que a regra é encerrar os encontros com clareza. Segundo ele, é preciso definir ações, responsáveis e prazos, além de compartilhar a ata da conversa para garantir que todos estejam cientes de suas obrigações e compromissos. Em meio ao trabalho remoto, em que naturalmente os papos online e dailys costumam ser numerosos, a dica é bem válida para otimizar o tempo e ajudar na rotina freelancer. 

Outro método bônus compartilhado por Jeff Bezos é começar a manhã de forma tranquila, lenta e consciente, dedicando o tempo aos livros, conversas e a um café balanceado. Iniciar a manhã com agitação pode não ser favorável ao bem-estar ao longo do dia, portanto, a dica é dedicar o tempo com atividades físicas e ritmo leve.

2- Simplicidade, do Mark Zuckerberg

Zuckerberg é conhecido por ser pragmático e simples nas suas escolhas para não se sobrecarregar. Para ele, é preciso eliminar decisões desnecessárias para dedicar energia ao que realmente importa no trabalho e dia a dia. Um exemplo é que o fundador da Meta não “perde tempo” escolhendo roupa e usa sempre o mesmo “uniforme”: camiseta, calça jeans e tênis. Para freelancers, a dica se aplica como inspiração para não se preocupar com detalhes da rotina que atrapalhem o ritmo.

3- Menos fadiga e mais livros, do Bill Gates

Fascinado por livros, Gates sempre está acompanhado por um, seja para relaxar ou para aprender novos assuntos que poderão ser usados no trabalho. Para os profissionais, ele orienta que façam pequenas pausas ao longo do dia para dedicar alguns minutos à leitura.

Essa prática é favorável para freelancers remotos, uma vez que fazer micropausas de 10 a 20 minutos durante o dia aumenta a produtividade e diminui a fadiga mental, segundo estudos realizados pela Western University of Timisoara

“Para finalizar, é fundamental avaliar quais dicas são compatíveis com o estilo de vida e personalidade do profissional. Não é necessário acumular uma infinidade de informações sobre produtividade se já tem clareza sobre seu próprio ritmo e sabe o que realmente funciona. Essa compreensão pessoal permite escolher as estratégias mais adequadas, otimizando tempo e esforço de forma mais eficaz”, complementa Samyra.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?