A doença do olho é provocada pela perda de equilíbrio do filme lacrimal, com prevalência ao redor de 24% da população mundial. As principais queixas incluem: coceira ocular, sensação de corpo estranho, dor ocular, vermelhidão, sensibilidade à luz e embaçamento visual.
As causas mais frequentes estão associadas a fatores externos: ambientais (poluição), hábitos de vida (tabagismo, uso prolongado de telas, uso de lentes de contato) e após cirurgias oculares. Entretanto, nos últimos anos, verificamos que fatores intrínsecos vem aumentando a incidência desta doença. Desta forma, devemos nos atentar e investigar ativamente essas possíveis causas:
- Doenças sistêmicas: Diabetes Mellitus
- Doenças autoimunes: Síndrome de Sjogren e doenças da tireoide
- Desregulação hormonal
- Lesão nervosa
- Disbiose intestinal (desequilíbrio na microbiota intestinal).
Dentre as citadas, a Síndrome de Sjogren merece destaque pois verificamos um aumento frequente nos consultórios. Ela é uma doença autoimune, crônica, inflamatória e sistêmica que afeta as glândulas lacrimais e salivares. Os sintomas principais são sensação de olho seco e boca seca. Acomete mais frequentemente mulheres, entre 35 e 50 anos, podendo estar associada a doenças reumatológicas, como artrite reumatoide e lúpus.
A Síndrome de Sjogren não tem cura, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na evolução benigna. Seu quadro clínico é responsável por considerável impacto na qualidade de vida de seus portadores.
Portanto, caso você esteja com algum sintoma relacionado ao olho seco procure um oftalmologista de sua confiança.
Andréa Santucci é oftalmologista e atende na Av. São Camilo, 980, Granja Viana. Tels.: 4777-9333 / 94500-5136 / @draandreasantucci