Se engana quem acha que poke é apenas um prato típico havaiano; poke também é sinônimo de alimentação nutritiva e agradável. A base deste prato é o peixe fresco, geralmente atum ou salmão, cortado em cubos suculentos e marinado com molhos irresistíveis, como shoyu, óleo de gergelim e um toque cítrico de limão.
Originário dos pescadores havaianos nativos, que utilizavam a própria pesca para preparar refeições rápidas e nutritivas, o poke recebeu influência da culinária japonesa e de outros países da Ásia para introduzir novos ingredientes e temperos no arquipélago. Nos anos 1970 o prato ganhou espaço também nos restaurantes locais e, nas últimas décadas, chegou à área continental dos Estados Unidos, onde conquistou o paladar de pessoas do mundo todo.
Pronúncia e Significado: A palavra “poke” em havaiano significa “cortar em pedaços”. A pronúncia correta, “poh-kay”, é essencial para os apreciadores e respeitadores da cultura havaiana.
Embora o poke tradicional envolva peixe cru marinado, há muitas variações regionais e criativas do prato. Alguns lugares adicionam ingredientes como abacate, manga, pepino ou até mesmo sementes de gergelim tostadas para uma textura extra.
No Brasil, é o público jovem quem dita as regras quando o assunto é culinária poke, afinal, eles são o público alvo consumidor dessa gastronomia. A diversidade de combinações é outro ponto forte desse prato.
Nos restaurantes especializados, você pode soltar a imaginação e montar sua tigela dos sonhos. Quer misturar pepino com manga? Pode! Prefere adicionar castanhas e abacaxi? Claro! Aqui, a criatividade é o limite, e cada tigela pode ser considerada uma verdadeira obra-prima personalizada.
Você sabia? O prato é rico em ômega 3, que ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol, além de prevenir doenças cardiovasculares.
Passo a passo pra você montar o seu poke em casa:
1) Primeiro, escolha a proteína que será a estrela do seu prato! Atum, salmão (com ou sem cream cheese), polvo, frango ou shimeji. Pode até combinar duas delas, se
quiser. Então, se for peixe cru, corte em cubinhos.
2) Depois, decida qual será a base. Arroz branco japonês, arroz integral, quinoa, mix de folhas ou espaguete de legumes. Tem para todos os gostos!
3) Em seguida, você deve preparar os acompanhamentos, são eles que fazem a
diferença e dão um toque especial no seu poke! Pepino, kani, tomate cereja, manga, abacate, cenoura, rabanete, ervilha, milho ou o que vier na sua cabeça. Corte tudo e vá caprichando na montagem do bowl!
4) Aí, tem os famosos “toppings”, ingredientes finais que são essenciais para o seu poke ficar mais gostoso! Castanha de caju, amendoim, coco crocante, chips de
batata doce, folhas de alga marinha (nori), pimenta ou wasabi.
5) Em cima de tudo, o molho! Pode ser o clássico com shoyu, um com sabor mais
cítrico de limão, que tem gosto agridoce (tarê é muito bom), apimentado ou algum
que você mesma crie!
6) Para finalizar: cebola, cebolinha e gergelim. Hmmm…
Poke Tradicional
Ingredientes:
100g de atum fresco em cubos;
70g de arroz japonês;
½ pepino;
10ml de vinagre de arroz;
½ abacate avocado;
¼ de cebola fatiada;
10g de amendoim;
5g de cebolinha;
5g de gergelim;
10ml de shoyu;
10ml de óleo de gergelim;
Sal e açúcar para temperar.
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz em fogo brando adicionando 70mL de água em uma panela. Fatie o pepino, o abacate e o atum. Misture o atum ao shoyu, gergelim, cebola e cebolinha e, em um outro recipiente, misture o vinagre com o sal com o açúcar e coloque sobre o pepino. Separe a tigela e coloque o arroz cozido no fundo e as lâminas de pepino e avocado sobre ela. Coloque em seguida o amendoim e o atum para finalizar.
Sirva imediatamente.
Poke colorido
Ingredientes:
100g de salmão fresco picado;
½ cenoura;
¼ de repolho roxo;
1 folha de Nori (alga japonesa) em tiras;
½ xícara de chá de edamame cozido;
Cebolinha verde a gosto;
2 colheres de sopa de shoyu;
½ colher de sopa de óleo de gergelim;
1 pitada de wasabi;
½ colher de sopa de gengibre ralado;
5g de cebolinha;
5g de gergelim;
Suco de ½ limão.
Modo de preparo:
Prepare o molho, adicionando as colheres de shoyu, óleo de gergelim, wasabi, gengibre e limão, misturando bem até conseguir um conteúdo homogêneo. Pique o peixe, a cenoura, cozinhe o edamame e fatie o repolho e o Nori em tiras. Coloque os ingredientes bem distribuídos na tigela, regando bem com o molho, deixando as tiras de alga por último, para colocar também com a cebolinha e o gergelim. Sirva imediatamente após o preparo!
Onde comer Poke na região:
Poke Bar
@pokeebar
Rua Adolfo Eugênio Barsotine, 176, Cotia
Mana Poke
@mana.poke
The Square Open Mall