Da noite pro dia, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensinar e aprender. O olho no olho, o toque, o sorriso que valida um feito assertivo, o abraço, a conversa boa sentados no tapete da sala de aula, a correria do parque, o barulho dos corredores, o cheiro da lancheira, da cantina, o barulho do apito na quadra no futebol do intervalo; tudo isso que é tão comum, tão presente no dia a dia na escola, foi substituído por encontros virtuais, vídeo aulas, plataformas digitais, comunicações via e-mail e aplicativos.
E a mudança entrou em casa e invadiu a vida das famílias que também, da noite pro dia, passaram a ter que orientar esses estudos, ajudar os filhos a se organizarem nesses novos formatos, que provavelmente estão descobrindo juntos.
Pois é, a sociedade que tem tentado remar contra a maré digital, incentivando seus filhos a ficarem menos tempo diante das telas dos computadores, tablets e celulares, em redes sociais, jogos on-line, assiste perplexa e ainda sem entender, um movimento contrário que impõe a urgência vital de uma mudança de hábitos.
O novo formato da escola, nesse momento de crise mundial, exige uma compreensão da parte do estudante. Há trabalhos a serem entregues, há o retorno dos professores, há os encontros virtuais. Isso tudo pede também um exercício de autonomia nunca antes visto, em que é necessário ter uma postura de aluno, dentro de sua própria casa. Procure estabelecer uma rotina em casa para que o home office da família seja preservado e o homeschooling das crianças tenha sucesso. Não precisamos ser radicais e fazer duros decretos domésticos, mas não podemos nos esquecer: “Não estamos de férias!”
E quanto à escola?
Como ela faz falta. Apesar das coisas estarem de uma forma ou de outra sendo continuadas, as tarefas, os conteúdos, e de certo modo, até as aprendizagens, nada se compara com o estar dentro daquele “prédio”, sendo parte de um grupo, de um lugar.
Outro valioso tesouro desse tempo, tem sido a convivência em família, todos juntos sem ir a lugar algum, fazendo suas refeições, se ajudando na organização e limpeza da casa, contemplando fins de tarde e amanheceres.
Ouvi alguém dizer assim esses dias: “Não vamos voltar ao normal, pois o normal não era bom, temos que voltar melhores”.
Dias melhores virão, aprendizagens melhores acontecerão; estamos nos redescobrindo, nos reinventando, nos revisitando.
Vai ficar tudo bem! Vamos ficar bem!
Adriana Rodrigues Xavier
Pedagoda e Psicopedagoga
(11) 99893-2003
[email protected]
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Tel: 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.