A Nike, por meio da FISIA (distribuidora oficial da marca no Brasil), em parceria com o Somos CIEE e com o apoio do Corinthians, anuncia a publicação de um novo edital com 20 bolsas de estudo destinadas a jovens negros e negras da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa, que se estenderá por quatro anos (2024-2028), representa a segunda fase do projeto iniciado em 2022.
Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes dos programas sociais apoiados pela Nike em São Paulo, outras nove para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados do Corinthians. A iniciativa, entre outros benefícios, visa aumentar a representatividade negra na gestão do esporte. Em complemento à oportunidade de acesso ao ensino superior, o Corinthians se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.
“Ao seguir somando esforços com o CIEE e, também, atuando em conjunto com o Corinthians com a intenção de combater desigualdades históricas e defender a inclusão fora dos campos, nós continuamos a elevar o poder do esporte para que todos tenham a oportunidade de vencer”, ressalta Bruno Teixeira, Gerente Executivo de Propósito e Comunicação da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
“O Corinthians se orgulha profundamente desta parceria junto à Nike e ao CIEE para oferecer ferramentas mais justas para que estudantes tenham melhores condições para desenvolver uma carreira voltada à gestão esportiva. Seguimos empenhados para colaborar com a causa e mostrar que nossas ações vão muito além das novas camisas”, ressalta Augusto Melo, presidente do Corinthians, em referência à campanha “Nossa história é uma página em preto”, que lançou acessórios e uniformes para a temporada 24-25.
As bolsas, 100% integrais, são para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Os estudantes aprovados no edital também receberão uma bolsa auxílio/suporte financeiro durante todo o período de formação para custeio de transporte e alimentação, além de apoio psicossocial e profissional a ser conduzido pelo SOMOS CIEE.
Para o gerente de Assistência Social do CIEE, Rodrigo Miglio Nader, a integração entre as agendas da educação, da empregabilidade e do esporte tem sido fundamental para demonstrar a importância de iniciativas como o edital lançado.
“A ampliação da parceria com a Nike, agora com o reforço do Corinthians, nos ajuda a dar mais um passo na construção de uma sociedade plural e igualitária, que viabiliza o acesso e permanência de jovens negros sem rede de apoio financeiro ao ensino superior”, afirma.
O edital, contendo todas as informações e documentos necessários para a participação, está disponível no portal do Somos CIEE. O período de inscrição será de 15 de maio a 15 de junho. Além da relação dos estudantes com os programas sociais apoiados pela Nike em São Paulo, com o CIEE ou com o Corinthians, as outras condições para a inscrição são:
● Jovens autodeclarados pretos e pardos;
● Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
● Nota do ENEM (a partir de 2019);
● Residir na região metropolitana de São Paulo;
● Parceiros comunitários da Nike contemplados: Associação Naurú (Santo André), Casa Florescer (São Paulo), Instituto Esporte & Educação (São Paulo), Instituto Janeth Arcain (Santo André), Instituto JB12 (Guarulhos), Nix Diversidade – a partir dos coletivos Angels Volley e Real Centro F.C (São Paulo), ONG Social Skate (Poá) e Projeto Vida Corrida (São Paulo).