Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Década do Oceano, uma conferência global reuniu a comunidade e os parceiros para celebrar o que já foi feito e definir prioridades conjuntas para o futuro. Foi este o objetivo da 2ª Conferência da Década do Oceano, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril, em Barcelona, e contou com a participação da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM).
Além de buscar parcerias e conhecer novas abordagens e técnicas de manejo sustentável do oceano, o objetivo foi também divulgar as experiências exitosas do município, como o monitoramento de ninhos de tartarugas, e as políticas públicas que trouxe a Caucaia, pela primeira vez, o selo Bandeira Azul. “O Selo Bandeira Azul tem sido enaltecido pelo governo da Espanha como uma das grandes aquisições do nosso município. A balneabilidade, o monitoramento dos ninhos de tartaruga além da retirada do lixo oceânico, ação realizadas em parceria com a ONG Winds For Future, também foram destacados”, disse Diego Pinheiro, secretário de Planejamento Urbano e Ambiental.
O evento contou também com a presença da Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, do Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Oriel Filho, do Cientista Chefe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Felipe Matias, do Assessor Especial da Casa Civil do Ceará, Dedé Teixeira, e do representa da ONG Winds For Future, Rômulo Alexandre .
Governos, universidades, empresas do setor privado, ONGs, entre outros, participaram do evento a fim de apresentarem um balanço das conquistas dos primeiros três anos da Década, e definir uma visão coletiva para os próximos anos. Vários eventos nacionais e internacionais ocorreram antes e depois da conferência principal, além de espaço para os agentes proporem e liderarem eventos paralelos, de networking e exposições. “Saímos daqui com novas estratégias de preservação do nosso oceano e técnicas de monitoramento de nossa orla, início de tratativas que visam fomentar o financiamento internacional para os nossos programas sociais, além de, claro, a promoção do nosso turismo”, finalizou Diego.