Chamamos de imunidade a capacidade do nosso corpo de nos defender de vírus e bactérias. E em meio a tantos vírus e novas bactérias soltos por aí, pensamos: Que tal ajudar o nosso leitor a ficar com a imunidade em alta, hein?
Além disso, é sempre bom a gente lembrar que não dá pra viver só de comidas ultraprocessadas, que não agregam em nada no nosso dia a dia (mas que as pessoas insistem em consumir).
A beterraba, por exemplo, é um alimento que deveria ser consumido – seja crua ou cozida – quase toda semana. É um vegetal rico em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, que são antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo danos às células saudáveis e ajudando na proteção contra o câncer e algumas doenças crônicas.
Sementes de girassol
Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.
Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.
O chef e nutricionista funcional André Luiz compartilhou com a nossa equipe um Muffin vegano de palmito com alho poró! Confira a receita!
Ingredientes/Massa
1/2 xícara de quinoa em grãos demolhada
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de cenoura com casca
1/4 de xícara de farinha de arroz integral
1 colher de sopa de psyllium em flocos
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de chá de páprica defumada
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento químico
Recheio
1 xícara de palmito picado
1/4 de xícara de alho poró
1 colher de chá de chimichurri
Sal
Semente de girassol para finalizar
Modo de preparo
Deixar a quinoa de molho, no mínimo por uma hora, escorrer e lavar. Bater a quinoa com a cenoura (pode usar a casca), adicione os mais ingredientes deixando o fermento para o final. Refogar o alho poró com palmito, temperar com chimichurri, sal e envolver no recheio. Adicionar o fermento finalizando com semente de girassol. Assar a 160 graus na fritadeira a ar por aproximadamente 12 minutos.
Spirulina – a potência da alga
A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina, que ajudam a melhorar o sistema imune porque estimulam a produção de células de defesa do organismo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.
Smoothie Verde com Spirulina: Um boost nutricional no seu dia
Ingredientes:
- 1 colher de chá de spirulina em pó
- 1 banana madura
- 1 xícara de espinafre fresco
- 1/2 xícara de abacaxi picado
- 1 xícara de leite de amêndoa (ou qualquer outro leite vegetal de sua preferência)
- 1 colher de sopa de chia (opcional)
- Gelo a gosto
Modo de Preparo:
Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes. Bata até que a mistura esteja homogênea e cremosa. Sirva imediatamente e desfrute de um smoothie refrescante e altamente nutritivo.
Gengibre
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Alho
O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.
Espaguete ao alho e cebolinha
Ingredientes:
½ pacote de macarrão tipo espaguete (250g)
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 envelopes de tempero e sabor para massas, batatas e arroz
Modo de preparo:
Em uma panela, cozinhe o macarrão em 2 litros e meio de água e o sal até que fique “al dente”. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e doure o alho. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha, o macarrão já cozido e o Tempero e Sabor e misture bem. Sirva.
O que é a geleia real?
A geleia real é uma substância com textura espessa e cor branco-leitosa, secretada por abelhas operárias para alimentar suas larvas e rainhas. As larvas de operárias só consomem a geleia real por 4 dias, enquanto a abelha-rainha é alimentada com ela durante toda a vida, e vive 40 vezes mais do que as abelhas operárias, certamente devido ao grande poder nutritivo da geleia real. Ela é rica em uma proteína, a royalactina, que altera o fenótipo da abelha comum para produzir uma abelha-rainha, com ovários desenvolvidos e com um tamanho muito maior do que as outras abelhas.
A geleia real fresca (que deve ser mantida no congelador) é a melhor forma para consumo porque as opções processadas (em cápsulas ou em sachês) são submetidas ao calor, secagem e outras manipulações que podem inativar os nutrientes e as enzimas responsáveis por fornecer os benefícios como o aumento das defesas do organismo e promoção da saúde da pele e do cabelo
Atenção: Todos os alimentos possuem contra-indicação, principalmente, no caso de alergias pré existentes.