Ele é usado na produção de vacinas e é considerado um superalimento, já que a sua tabela nutricional comprova que é, de fato, um alimento completo.
Ingrediente com presença garantida no prato do brasileiro, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a dieta humana. Excelente fonte de proteína a preço acessível a todos, tem quase todos os nutrientes de que o corpo necessita. Apresenta vitaminas essenciais, minerais, gorduras saudáveis e antioxidantes, além de todos os aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, com apenas 70 calorias por unidade.
Em 2021, cada brasileiro consumiu, em média, cerca de 255 ovos durante o ano, 4 a mais do que o número de 2020 e uma taxa que supera a média mundial em 25 unidades.
Por ser um alimento facilmente perecível, é preciso ter cuidados especiais na hora da compra e do armazenamento dos ovos em casa.
Mas, quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?
Por muito tempo, ficou a dúvida sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Se você apostava na galinha, errou. A verdade é que os ovos chegaram antes por aqui.
A razão para isso é bem simples: evolução! Em um dado momento da história do mundo, um animal colocou um ovo que, devido a mutações, cruzamentos e aleatoriedades da vida, deu origem às simpáticas aves que conhecemos hoje em dia.
O que é mais saudável? A clara ou a gema?
A clara do ovo só tem proteína, sendo a principal a albumina. É uma proteína interessante para ganho de massa magra, saciedade e melhoria do sistema imunológico. A gema é tipicamente gordura. Nela, temos os fosfolipídios e o colesterol. A parte amarelinha é mais calórica.
Se liga nessa curiosidade
Ao contrário do que se imagina, o tamanho dos ovos não é medido pelas suas dimensões, mas sim pelo seu peso! Assim, um ovo que, mesmo parecendo ser de um tamanho pequeno, pode ser considerado grande, caso esteja dentro do peso da sua categoria, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Ovo de galinha (inteiro/cru) / 100g:
Umidade: 75,6%
Energia: 143 kcal
Proteínas: 13g
Lipídeos: 8,9g
Colesterol: 356mg
Carboidratos: 1,6g
Cálcio: 42mg
Cinzas: 0,8g
Magnésio: 13mg
Fósforo: 164m
Ferro: 1,6mg
Sódio: 168mg
Potássio: 150mg
Cobre: 0,06mg
Zinco: 1,1 mg
Receita TUDO de Bom: se você sempre quis fazer ovo pochê, se liga nessa super receita.
Ovo Pochê na concha para iniciantes
- Comece separando uma panela e uma tigela com bastante água. Leve a panela ao fogo alto até ferver.
- Enquanto isso,quebre o ovo em uma tigelinha pequena e separe uma concha e uma espátula de silicone.
- Coloque a concha na água e deixe esquentar por 30 segundos.
- Retire um pouco de água e jogue o ovo dentro da concha.
- Abaixe o fogo e encoste a concha parcialmente na água por cerca de 2 minutos ou até a clara ficar parcialmente branca. Coloque a concha de volta na água e espere mais 1 minuto.
- Retire a concha com o ovo e coloque na tigela com água fria para interromper o processo de cozimento do ovo.
- Retire o ovo da concha com o auxílio de uma espátula de silicone.
- Seu ovo pochê na concha está pronto.
Dica infalível: antes de fazer ovo poché, ferva-o por 10 segundos dentro da casca. Isso deixará a clara mais firme ao redor da gema. Dica da Chef Julia Child
Ovo cozido: tempo define gema mole, cremosa ou dura
O tempo fará toda a diferença no aspecto do ovo. Para o ovo mollet (clara cozida firme e a gema mais mole), o cozimento deve ser de 5-6 minutos. Para obter o ovo cremoso (gema cremosa), o processo deve ser de 7 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos. Já para o ovo duro (completamente cozido, com clara e gema sólidas), 10-15 minutos.
O ovo e as vacinas
Engana-se quem acha que os ovos são destinados apenas à cozinha. Eles também promovem grandes contribuições para a ciência. Um belo exemplo disso é o seu uso para a produção de vacinas, como o imunizante contra da Influenza (gripe), produzido pelo Instituto Butantan.
De acordo com ele, cada ovo pode originar até cinco doses de vacina. Mas, importante: aqui, não são utilizados os mesmos ovos que usamos em nossa cozinha, ok? Eles são produzidos especificamente para isso!
Será que esse ovo está bom?
Sempre, antes de usá-los, devemos testá-los. Um simples modo é encher um copo de água e colocar um ovo dentro. O ovo fresco afunda totalmente, enquanto os mais velhos, devido a ir se formando bolsas de ar por dentro, boia. Se boiar, descarte. Isto não é dica popular e sim um fato comprovado.
Ovo mexido de hotel
O clássico ovo mexido de hotel geralmente presente nos buffets de café da manhã tem um quê diferente do que a gente faz em casa, não é? Não mais! Aprenda essa receita vegetariana, low carb, sem farinha e sem glúten com o gostinho especial de uma boa viagem. Serve 1 pessoa.
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de creme de leite fresco
- Sal marinho epimenta do reino
- Cebolete picadinha a gosto para finalizar
Modo de preparo
Bata os ovos delicadamente em uma tigela com o creme de leite, somente para incorporar os ingredientes. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Aqueça uma frigideira anti aderente com fogo baixo e coloque a manteiga. Assim que derreter, coloque os ovos batidos. Com cuidado e delicadeza, use uma colher de pau e vá puxando a ponta do ovo que está na borda da frigideira com movimentos “de fora para dentro” levando esse ovo para o centro da frigideira.
Faça isso, dê uma “giradinha” eventualmente até fazer o processo em toda a borda da frigideira. Assim que estiver firme e cremoso na superfície, retire, decore com cebolete e sirva.
Dica Infalível: Remova seus ovos mexidos do fogo antes que eles cozinhem totalmente para que o calor residual termine de cozinhá-los e eles fiquem no ponto. Dica do chef Jamie Oliver