Uma bebida com dezenas de bactérias em sua composição que comprovadamente faz um bem danado à saúde.
Apesar de ser a queridinha entre a galera natureba, esse chá fermentado é consumido há milhares de anos e vem conquistando cadeira cativa nos restaurantes paulistas e cozinhas brasileiras.
Na Granja Viana, já é possível encontrá-la com facilidade. Saiba onde no finalzinho da matéria.
A bebida é originária da região nordeste da China, desde 220 a.C, e chegou ao Leste Europeu por meio das rotas de comércio, em função de suas propriedades “mágicas” para o tratamento de doenças metabólicas, reumatismo e até mesmo hemorroida. No Brasil, o kombucha passou a ser produzido industrialmente a partir de 2016. Mas, antes de saber como se produzir um kombucha, é importante entender o que é o scoby.
O termo SCOBY significa “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”. É um ingrediente-mãe usado na fermentação e produção de kombucha. Nesse processo, carboidratos, como açúcar ou amido, se transformam em álcool ou ácido pela ação dos micro-organismos benéficos. Depois de uma a quatro semanas, o resultado é uma bebida gasosa, azeda, picante e doce. Seus sabores específicos dependem do tempo de fermentação, do chá usado e da adição de outros ingredientes, como frutas, sucos ou ervas.
O correto é ganhar uma muda de scoby, uma cultura de bactérias e leveduras que fermentam o chá. Essa muda geralmente é doada por amigos e conhecidos ou por participantes de grupos de interessados, que existem no Facebook, por exemplo.
Para receber sua doação de scooby compartilhe esta vontade nas redes sociais ou busque por grupos e comunidades de pessoas que já fabricam kombucha caseiro.
Como cultivar seu próprio Scoby
Como fazer
- Você pode fazer isso usando kombucha crua e sem sabor e uma xícara (250 ml) de chá verde ou preto adoçado com uma a duas colheres de sopa (14 a 28 gramas) de açúcar.
- Misture a kombucha e o chá frio em uma jarra e cubra bem com um filtro de café ou pano de prato.
- Coloque o frasco em um local quente – em torno de 20 a 30 ° C – e deixe fermentar por até 30 dias. À medida que o SCOBY começa a se formar, gradualmente se torna mais espesso e menos translúcido.
- Quando o SCOBY tiver cerca de 2-3 cm de espessura, você poderá usá-lo para preparar um novo lote de kombucha usando chá verde ou preto e açúcar.
Fizemos uma lista com 5 benefícios da kombucha para você começar a inserir esse produto em seus hábitos saudáveis, que são:
- Produto substitutivo ideal para refrigerantes
- Fundamental para a saúde do nosso intestino
- Acompanhante perfeito dos momentos pré-treino e pós-treino
- Pode ser consumido por qualquer pessoa
- Produção totalmente orgânica e preocupada com o meio ambiente
Dados apresentados no início de 2020 pela Global Market Insights indicam que os negócios com a bebida orgânica ultrapassaram 1,8 bilhão de dólares em 2018 e devem crescer mais 16% até 2025.
Informação importante
Nenhum utensílio de metal deve ser usado na preparação ou no armazenamento da kombucha. Peneira, funil e colheres devem ser de plásticos e tigelas devem ser de vidro ou de cerâmica.
Fazendo Kombucha em casa
- Colônia de kombucha (scoby) recebido por doação;
- 1 litro água filtrada;
- 1 colher (sopa) de um tipo de erva para chá com cafeína (chá verde, preto, mate ou branco);
- ½ xícara (chá) de açúcar demerara ou cristal;
- 5% a 10% da mistura de kombucha já fermentada (ou 2 colheres de sopa de vinagre.
Modo de preparo:
Ferva de 200 a 300 ml de água e desligue o fogo. Acrescente a erva e o açúcar, misture bem com a colher e tampe para apurar por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione o resto da água, deixe o chá amornar ou ficar em temperatura ambiente e use o funil para despejá-lo em pote de boca larga.
Adicione o vinagre, misture bem e junte a colônia de kombucha, que deve flutuar na superfície, mesmo que para isso seja necessário aguardar um dia. Use um papel toalha ou o pano vazado para cobrir o pote e prenda-o nas laterais com um elástico. Deixe fermentar por 7 a 10 dias em um mesmo lugar, que deve ser escuro e arejado. A kombucha fermenta melhor em ambientes entre 24° C e 30°C.
Qualquer chá pode ser usado na preparação. Porém, alguns chás funcionam melhor do que outros. Os mais usados na preparação são o chá verde ou preto, mas também podem ser substituídos por infusão de mate, hibisco ou jasmim. As infusões de hortelã e capim-santo não são recomendados por possuírem óleos que destroem a colônia.
Dicas de consumo
Não existe uma recomendação universal para o consumo da bebida, e, por isso, é indicado buscar auxílio de um nutricionista para descobrir qual é a quantidade mais indicada para cada um.
Recomenda-se, porém, não ultrapassar a máxima de 150 ml por dia. Em excesso, a bebida pode causar dor de barriga, gases, diarreia e inchaço. Gestantes também devem ter cautela e só ingerir o produto sob orientação médica.
Curiosidade
Depois de fermentada, a kombucha torna-se um cocktail de compostos, incluindo polifenóis (antioxidantes), ácido glucurónico, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12), vitamina C, probióticos e alguns minerais.
Drinks com kombucha
Não existe qualquer restrição em fazer drinks alcoólicos com Kombucha. No entanto, por se tratar de uma bebida viva e que não é pasteurizada, é importante usar o bom senso. Beba com moderação!
Receita de Cosmopolitan
Este drink é bastante popular, principalmente por ser um drink que embalou por muitos anos a série Sex and the City. Quem não se lembra das quatro amigas (Carrie Bradshaw, Samantha Jones, Miranda Hobbes e Charlotte York) que tomavam esta bebida durante o happy hour na série?
Nesta versão saudável do Cosmopolitan, você vai precisar de:
40ml de vodka de limão (Absolut Citron)
15ml de Cointreau (Triple Sec)
15ml de suco de limão taiti
60ml de Kombucha Morango e Hibisco
Kombucheiros de plantão: onde encontrar a bebida na Granja Viana
Ecofeira Granja Viana
Parque Teresa Maia: Rua Santarém, nº 13 – Granja Viana, Cotia (SP)
Todos os domingos, das 07h30 às 12h30
Restaurante Ser-Afim
Av. São Camilo, nº 288 – Granja Viana
Funciona de terça a domingo, das 12h às 15h