Por Marcelo Sampaio
Viajar faz parte da minha essência, do meu DNA e, dessa vez, o propósito foi inusitado, pra lá de especial. Sempre que viajo procuro estar muito bem protegido, tá aí uma excelente dica, e sempre contrato um seguro que cubra absolutamente toda e qualquer surpresa negativa como problemas de saúde, sumiço de malas, entre outras histórias vividas por muitos. A Assist Card Brasil é a empresa que confio e indico em 100% de suas jornadas – seja qual for o destino – ainda mais quando envolve família.
Vivi uma das maiores experiências de minha vida ao viajar com meu filho à Suíça para que ele realizasse um “Summer Camp” na Leysin American School, na cidade de mesmo nome, localizada nos Alpes, no último mês de julho.
O lugar é simplesmente um encanto, como se estivéssemos dentro de um filme com cenário irrepreensível: montanhas, pinheiros, flores diversas, lagos, chalets, pessoas lindas e muito astral.
Leysin é uma pequena cidade, comuna suíça de Vaud, situada no distrito de Aigle, distante quase duas horas de carro de Geneve. Sua renda vem essencialmente do turismo, já que no inverno a sua população triplica para dez mil habitantes. A temporada de esqui começa em dezembro/janeiro e vai até abril.
Uma cidade pequena, mas, com infraestrutura sensacional com centro de esportes, escola de equitação, restaurantes, bares e lojinhas bem charmosas.
Realizar trilhas no verão em Leysin é algo tão estupendo que, a cada parada, utilizamos quase que toda a memória do celular ou da câmera de tantas fotos e filmes que fazemos.
A Leysin American School impressiona aos pais, que dirá então aos adolescentes. Algumas vezes chegam até inseguros, como no caso do meu, mas logo são recebidos com tanto calor humano e carinho que já passam a sentir-se próximos e parceiros. Delicioso de assistir ao longe essa mudança.
Os prédios dormitórios divididos por idades e sexo possuem seus monitores responsáveis e cumprir horários pela manhã, tarde e noite é fundamental para que tudo corra como planejado. São monitores/coordenadores atentos, como devem ser, mas também bastante amorosos.
A gastronomia é assinada por Chef de competência ímpar acompanhado de uma equipe que cria sabores bem especiais. Que grupo mais simpático e competente esse da cozinha. Provei algumas gostosuras e fiquei muito impressionado.
Na verdade, não acompanhei tudo de perto na escola pois meu filho foi viver uma experiência individual com pessoas diversas. Dividiu seu quarto com um aluno da Arábia Saudita e em seu “Grupo Família” estavam integrantes do México, Estados Unidos, Turquia, Líbano, Japão, Espanha, entre outros. Essa diversidade é de importância gigantesca!
Apenas o levei e fiquei dois dias para conhecer mais a fundo essa estrutura absurdamente sensacional e dividir com outros pais e jovens que desconhecem, assim como eu desconhecia, esse jovem movimento encantador.
O “Summer Camp” é composto por 3 temporadas de 2 semanas cada; a primeira semana iniciando no final de junho e, a sexta e última, em início de agosto. Meu filho foi para as duas últimas semanas finalizando já quase no início do ano acadêmico local.
Existem programas diversos, entre eles acadêmicos, esportivos e vivenciais. Um show as experiências que esses jovens têm, totalmente diferentes daquelas de seu dia a dia no Brasil.
Manoel optou pelo programa de experiências, entre elas montanhismo, música, futebol, hockey no gelo e hipismo. Literalmente, a cara dele que é super do “relacionar-se com todos”. Viagens acontecem nos finais de semana, o que gera ainda mais conhecimento com diversão!
Poucas vezes incomodei meu filhão por WhatsApp esses dias, pois ele estava num momento todo dele e tinha que ser respeitado. A escola possui imensa capacidade de atender os jovens em quaisquer situações, auxiliando física e emocionalmente com muito profissionalismo envolvido. Fiquei bastante tranquilo “full time”.
Depois de 15 dias, nos quais viajei e curti muito a Europa, voltei à escola para participar do encerramento oficial da temporada e, então, fiquei muito feliz ao ver que a semente que plantei e insisti na participação tinha ofertado momentos inesquecíveis e de um crescimento pessoal único. Conhecemos nossos filhos e sabemos exatamente quando acertamos em cheio!
Foi, de verdade, emocionante entender como esse tempo agregou na vida dele e também na nossa como pais, que aprendemos a enxergar com outros olhos nosso moleque já não tão moleque.
Filhos nascem pro mundo, mas essa frase chavão não fica gravada em nossos corações e, então, é de verdade necessário abrir espaços para imensos aprendizados de todos os lados. Não temos cartilhas para educar filhos, mas temos algo que é infinitamente maior: Instinto de Amor e Entrega e, ao inscrevê-lo na Leysin American School, eu sabia, tinha a plena certeza, de que estava fazendo a escolha certa.
Toda a beleza e magia que uma grande profissional no Brasil, que representa a escola, apresentou-nos desde o início desse gigantesco “Programa de Vida” não perdeu sequer uma única vírgula, muito pelo contrário, ampliou-se em todos os itens e sentidos. Que alegria!
Tiramos nosso filho da tal “zona de conforto” e apresentamos a ele algo real recheado de lições intensas.
Palmas e mais palmas a todos os envolvidos, a nós que peitamos essa escolha e ao nosso menino que bravamente caminhou nessa linda jornada. Quero voltar à minha longínqua adolescência e viver tudo isso também! Será que dá?
Serviço
Leysin American School
Atendimento em São Paulo: Aurora Intercâmbio
Mais informações: Leysin American School
*Publicidade