A IZA nos representa
Entrevista: Michele Marreira
Texto: Mariana Marçal
IZA (assim mesmo, em capslock) largou a carreira de publicitária para se dedicar à música e a gente só tem a agradecer por isso. Fazia tempo que o Brasil não ouvia uma black music de qualidade, da quebrada, e que fosse a nossa cara, com o nosso jeito. É a nova aposta da Warner Music e a nossa Rihanna brasileira, como falam por aí no mundo artístico.
Virginiana do dia 3 de setembro, foi criada no subúrbio carioca, no bairro da Olaria, e hoje, aos 28 anos, sua voz representa milhares de meninas da periferia. Suas músicas propagam o empoderamento negro e feminino. Começou a soltar a voz aos 14 anos, na igreja católica em que frequentava, mas aprendeu mesmo a cantar com a mãe, Dona Isabel, professora de música. Conheceu o terror do racismo de perto, já que era uma das poucas meninas negras da escola em que frequentou, fomentando traumas que a fizeram alisar os cabelos até os 19 anos. “Me chamavam de churrasquinho”, relembra. Ela deu a volta por cima. Foi estudar. Se formou em publicidade e propaganda pela PUC Rio, começou a trabalhar como editora de vídeos dando expediente numa agência de publicidade. “Eu estava infeliz com o que fazia, com o meu trabalho. E aí comecei a pensar o que eu queria fazer para o resto da vida, mesmo que de graça. A resposta foi a música”, contou. Foi descoberta na internet, por causa dos covers que fazia e postava no youtube. Em 2016, há apenas três anos, IZA era aspirante a pop star. Hoje, é um dos nomes mais importantes do showbiz nacional.
Como se não bastasse tantas boas notícias, a cantora vai substituir Carlinhos Brown no reality show The Voice Brasil, com a nova temporada prevista para ir ao ar agora em julho. Isabela Cristina Correia de Lima Lima.
Assim mesmo, em duplicidade.
Sua mãe, Isabel Cristina Lima é professora de música e artes, e seu pai Djalma Leite Lima é militar da Marinha. Seus pais são primos de segundo grau e, por esta razão, IZA recebeu o sobrenome Lima duas vezes em seu nome de batismo.
Nossa equipe mergulhou nas águas profundas de IZA e vem nas próximas páginas mostrar muita coisa legal sobre essa musa colorida, que veio para provar que ser negra e pobre em um país como o Brasil só fortaleceu seus sonhos.
Dá-lhe IZA.
Mesmo com uma carreira ainda em ascensão, Iza foi logo indicada ao Grammy Latino junto com Anitta. Embora não tenha levado o prêmio pra casa, só o peso de uma indicação como essa já basta.
Revista TUDO: Como você se sente com tantas realizações e premiações em apenas três anos de carreira?
IZA: Realizada e reconhecida. Eu nunca imaginei que pudesse estar onde estou em tão pouco tempo de carreira.
Fale um pouco do seu trabalho musical atual “Dona de Mim” totalizando 14 canções e algumas participações especiais como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Marcelo Falcão.
Dona de Mim é o retrato de muito trabalho, dedicação, pesquisa e entrega. Eu queria muito falar sobre black music nesse disco. Ele é bem diverso, mas ele ainda é black music. Quando criamos esse álbum, eu quis colocar tudo o que mais gosto de cantar e pensei nas pessoas que eu mais admirava para fazer isso. Todo mundo que está nesse projeto foi pensado para ele. Desde os produtores até às participações. Todos são artistas que eu acompanho e foi uma honra ter cada um deles trabalhando comigo. As músicas foram feitas pensando neles.
Como surgiu o convite para ser jurada do The Voice Brasil? Já caiu a ficha?
Ainda não caiu. Eu sempre admirei o programa. É uma competição incrível, que ensina muito a todos os participantes. Nunca pensei que pudesse fazer parte de um time tão incrível. Estou me sentindo lisonjeada e muito ansiosa para viver esse momento.
Quando a música falou mais alto na hora de trocar a Publicidade pelo Canto como profissão?
Eu estava infeliz com o que fazia, com o meu trabalho. E aí comecei a pensar o que eu queria fazer para o resto da vida, mesmo que de graça. A resposta foi a música.
Quais são suas referências musicais?
Donna Summer, Beyoncé, Rihanna, Elza Soares, Alcione, Nina Simone. Todas me inspiram pela força e pelo papel que exercem na música.
Você é uma mulher empoderada e inspira muitos brasileiros na luta racial e social. Qual a importância do debate de questões tão importantes e necessárias?
A importância é grande. Fico feliz em saber que a minha vivência e o meu ponto de vista é uma questão atual, que precisa ser falada, que também está na cabeça das pessoas.
Ano passado você se casou com o produtor musical Sérgio Santos. Quais as maravilhas e desafios de uma vida a dois?
É uma delícia poder voltar pra casa e estarmos no mesmo lugar. Tem sido maravilhoso dividir a minha vida com ele.
A forma como se veste é uma expressão de arte? Seus looks são sempre muito comentados. Qual sua relação com a moda?
Eu adoro moda, sempre acompanhei, pesquisei. A Bia, minha stylist, entende meu estilo, ajudou a sofisticar meu olhar e a entender exatamente o que eu quero passar com as minhas roupas.
Para manter a silhueta em dia, quais cuidados você tem com alimentação? Pratica exercício físico ou algum esporte?
Eu gosto de exercícios ao ar livre; faço muito condicionamento físico para seguir a rotina de shows. Faço musculação e comecei a me alimentar de forma mais regrada. O equilíbrio é a chave de tudo.
Qual recado você deixa aos seus admiradores e leitores da revista TUDO?
Gostaria de agradecer ao carinho que tenho recebido; estou muito lisonjeada e grata por tudo o que já vivi através da música e do retorno dos meus fãs. O hit “Pesadão” foi uma das canções mais tocadas no país entre o fim de 2017 e no início de 2018, além de ter se tornado a segunda no segundo popmais executada pelas rádios.
Em 27 de abril deste ano é, enfim, lançado seu primeiro álbum, intitulado Dona de Mim, que contou com 14 faixas com participações de Rincon Sapiência, Ruxell, Marcelo Falcão, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Gloria Groovee Thiaguinho. Um dos auges da carreira foi quando apareceu no palco Sunset ao lado de CeeLo Green no Rock in Rio. IZA tem um estilo único, ousado e poderoso e suas roupas são sempre super comentadas. A estilista responsável pelas produções atualmente é a ex-BBB Bianca Jahara. A inspiração para criar os looks de IZA vem de obras de arte e músicas.
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected].
- Tel: 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.