Por Ana Luiza Castro
Você já deve ter ouvido a famosa frase no avião: “Em caso de despressurização, as máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Caso esteja acompanhado de alguém que necessite de sua ajuda, coloque sua máscara primeiro para em seguida ajudá-lo.” A grande verdade é que se você não respirar, não irá conseguir ajudar ninguém… e o mesmo acontece com a nossa vida. Parece até simples, mas se você não está bem, como cuidará dos “seus”?
Cristiane é uma atleta que traz isso de uma maneira muito peculiar; mãe, esposa, filha, tem um trabalho que exige bastante do seu tempo; mas, mesmo com tudo, ela não deixa de se cuidar, realidade de muitas corredoras da equipe, que aprenderam a importância de um olhar com carinho para si.
Cris conta que correr e fazer parte da equipe é como entrar numa bolha: do lado de fora, segue com os desafios diários, mas dentro, é como um portal onde a magia acontece, onde ela se reabastece de energia e força para superar os desafios e fica com a sensação de que quanto mais treina, mais forte ficará para todo o resto. Sempre digo que treinos difíceis fazem pessoas fortes; fortaleza essa que vai além da física; o esporte te deixa com uma mente poderosa, aliada nas pistas e em vários aspectos na vida.
E assim, entre bolhas, portais e muitos treinos duros, aos 47 anos, Cristiane completou sua primeira maratona (42,195m) mostrando para todos – e até para si – que não tem idade, rotina ou até mesmo limites que impedirão um sonho de se realizar. Tudo dependerá da força do seu querer.
Ana Luiza Castro Treinadora e Idealizadora do Mulheres com Asas / WomenWithWings @analuizawww @corrida.www