A Leroy Merlin acaba de lançar o Projeto Origens, voltado para a valorização e representação da arte e do artesanato brasileiro decorativo, por meio de um trabalho dedicado e detalhado de curadoria para a comercialização de objetos autênticos e carregados de história e identidade nacionais.
O trabalho é realizado em parceria com pequenos artesãos e artistas populares de vários cantos do Brasil, fomentando a cadeia produtiva, a manutenção de culturas tradicionais, o empoderamento feminino, a sustentabilidade e a geração de renda de muitas comunidades brasileiras produtoras de arte. Ao todo são mais de 300 itens decorativos, como vasos de cerâmica, cestarias, objetos decorativos, entre outros, à venda com exclusividade no e-commerce da empresa.
Incubadora de iniciativas
O Projeto Origens nasceu de uma parceria entre as áreas de Inovação e Desenvolvimento Responsável da LEROY MERLIN. A ideia foi criada por uma colaboradora do time de Desenvolvimento Responsável e cadastrada na plataforma de inovação aberta da empresa, onde ideias podem ser enviadas a qualquer momento por colaboradores independente da área onde atuam.
Rodrigo Spillere, diretor de Inovação da companhia, explica que esse tipo de iniciativa está diretamente alinhada ao DNA da empresa, que é possibilitar às pessoas um lar mais saudável e confortável, o que inevitavelmente passa por investir em ações sociais e ambientais e pelo compromisso que uma empresa contemporânea como a LEROY MERLIN deve ter em liderar ações que tornem o mundo um lugar melhor.
“Uma peça artesanal tem um valor agregado muito maior, uma vez que é exclusiva, pois nenhuma será igual a outra. Mas o principal diferencial dos produtos selecionados pelo Projeto Origens está no impacto que isso gera para economia local. Inovar não é só pensar nas evoluções tecnológicas, mas também em um futuro centrado nas pessoas e no mundo que as cerca”, explica Rodrigo.
A iniciativa também está relacionada à estratégia ESG We Make It Positive, criada pelo Grupo ADEO, holding da qual a LEROY MERLIN faz parte, uma vez que a venda desses produtos oferece visibilidade, apoio e geração de renda a pequenos artesãos e artistas populares brasileiros. No caso do Projeto Origens, a iniciativa já conta com sete pequenos lojistas que entrarão no pool de sellers da venda online da empresa: Anesso, Borogodó, Canoa, Fuchic, Galeria Ponto das Artes, Paiol e Retrobel.
De acordo com Andressa Borba, diretora de Desenvolvimento Responsável da LEROY MERLIN, esse projeto foi desenvolvido para ir muito além da venda final de um produto – um dos principais objetivos do grupo envolvido na iniciativa é auxiliar na capacitação dessas pessoas para que elas se tornem empreendedoras preparadas e independentes financeiramente. “A companhia sempre valorizou o desenvolvimento local, especialmente projetos que deem visibilidade para a cultura e a arte brasileiras e, por meio deles, queremos ajudar os artistas em todas as etapas do processo, desde categorização e curadoria dos produtos, produção de fotos até as estratégias de venda no meio digital”, explica.
O principal objetivo do projeto é expandir a arte e cultura popular brasileira, fomentar o trabalho de pequenos produtores e a inclusão destas comunidades produtoras de artesanato no mercado. “Os lojistas estiveram em contato direto com nossos times durante todo o processo de estruturação do projeto Origens, onde pudemos dar instruções e orientações vindas diretamente do nosso time comercial, além da realização de treinamentos para utilizarem a plataforma de cadastro de produtos para conseguirem obter bons resultados nas vendas”, finaliza Andressa.
Produtos com história
Dentre os produtos, destacam-se objetos em materiais naturais como cerâmica, madeira, palha, tecido e sementes, em pequenos mobiliários, luminárias, cestaria, bandejas, mesa de ladrilho, entre outros. O projeto contará com itens que virão de comunidades das mais diversas regiões do país como Caruaru-PE, Juazeiro do Norte-CE, Teresina-PI, Divinópolis-MG e Taubaté-SP, incluindo a arte indígena das etnias Yanomami, Baniwa, Pataxó e Ticuna, por exemplo. O valor dos objetos varia entre R$ 50,00 e R$ 1.125,00.
Cada produto é único e representa um fragmento da história de um país pluricultural, por isso a LEROY MERLIN desenvolveu uma página exclusiva no seu site onde trará a narrativa por trás dos artistas e artesãos parceiros e de cada peça vendida, assim como os valores e informações técnicas dos produtos, como a composição de materiais e dimensões. Aos que se encaixam no propósito do projeto Origens e tem interesse em fazer parte desta rede, todas as informações também são compartilhadas na página dedicada, explicando os critérios e regras para poder ser um seller da LEROY MERLIN.
Indicações da TUDO
Confira abaixo uma lista com nossos itens favoritos desse projeto! Todos você encontra no marketplace da Leroy Merlin.
Cesto Kunõ De Fibra Bordado – Povo Mehinako – R$150,00 cada
Vaso Japim Alto Vermelho – R$700,00 cada
Luminária De Palha Aramada Puruba – R$400,00 cada
Cj. de Cesta e 3 Descansos de Panela em Cor Natural – R$169,00 cada
Mini bolsa preta – R$112,50 cada
Xícara de Chá Linha Azul Serra da Capivara – R$78,00 cada
Composição De Parede Caratinga – R$450,00 cada
Conjunto Itapuama – 3 Peças – R$280,00 cada
Xilogravura “Coração Na Mão” G – J. Borges – Pe – R$165,00 cada
Nossa Senhora Da Adenalva P – Vale Do Jequitinhonha -mg – R$75,00 cada