Com cerca de 80% de colaboradores do sexo feminino e comprometida com a causa, no último mês, a Lupo, empresa brasileira referência no setor têxtil, não só adotou a campanha de agosto lilás dentro de suas fábricas, como também a tornou permanente, instalando e proporcionando canais de comunicação para apoio à mulher e reforçando os meios oficiais para denúncias.
Desde 2016, o mês de agosto foi escolhido para reforçar o alerta à população acerca da importância no combate a violência contra a mulher, que pode ocorrer em diversos ambientes, mas que na maioria das vezes tem origem dentro de casa.
Segundo os dados mais recentes do Atlas da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 33,3% do total de mortes violentas de mulheres registradas em 2019 ocorreram dentro de casa. Sendo que nesse mesmo ano, aproximadamente 3.800 mulheres foram vítimas de feminicídio (assassinato de mulheres) no Brasil.
“Na história da Lupo, as mulheres sempre foram essenciais e representaram a maior parcela de nossos colaboradores, então ao longo dos anos constantemente nos preocupamos com o bem estar das nossas colaboradoras e não poderíamos deixar de apoiar uma campanha tão importante e necessária como a do Agosto Lilás. Mas é importante que essa preocupação com a violência, ainda tão presente, seja combatida ao longo de todo o ano. Queremos prestar nosso apoio da melhor forma possível para que quem se sentir ameaçado seja em casa, ou em qualquer ambiente, tenha um canal de apoio para ter coragem de denunciar”, afirma Liliana Aufiero, Diretora Presidente da Lupo e a primeira mulher no comando da organização.
Para marcar o início da campanha, o letreiro da sede da empresa em Araraquara foi iluminado com a cor lilás, no dia primeiro de setembro. Segundo a empresa, a data foi escolhida para o início da ação, justamente, para reforçar a ideia proposta de que “todo mês é lilás”, portanto o nome da campanha tornou-se ‘Lupo Lilás’ e não mais ‘Agosto Lilás’. Neste dia também iniciamos a entrega das máscaras lilás para os funcionários e parceiros. São aproximadamente seis mil máscaras exclusivas que serão distribuídas nesta ação interna, inclusive para o centro de referência da mulher. No dia 3, todos utilizaram as máscaras demonstrando engajamento e envolvimento pela causa.
Como medidas para ajudar na conscientização e para fornecer apoio às colaboradoras da Lupo, a empresa criou ambientes especiais para abordar o tema e capacitar as equipe de RH, Segurança e Ambulatório, com palestras sobre como acolher as vítimas de violência, assédio ou qualquer tipo de abuso. Além disso, a Lupo passou por uma reestruturação da ouvidoria interna, melhorando seus canais de comunicação exclusivos para os colaboradores, como o app interno que agora passa a ter o campo “Denúncias e apoio”, com instruções e espaço de suporte às vítimas.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, em Araraquara, Gabriela Palombo, “a Lupo é pioneira, em ambiente fabril, quando falamos de ações deste porte para o acolhimento da mulher”.
As palestras de capacitação devem seguir durante todo o mês de setembro, abordando também temas sobre Saúde Mental. Outras ações que começaram em agosto são a instalação de cartazes educativos fixados em diversos setores da empresa e a entrega de cartões com números de apoio em pontos de acesso às funcionárias.
O Grupo Lupo, que engloba ainda as marcas Trifil e Scala, completa 100 anos este ano e conta com diversas iniciativas para promover a equidade de gênero entre seus mais de 7 mil funcionários, distribuídos nas duas fábricas do grupo, uma na cidade de Araraquara e outra em Itabuna, na Bahia. De acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa, 79,4% dos colaboradores da Lupo se identificam com o sexo feminino e os colaboradores homens e mulheres que exercem o mesmo cargo têm como remuneração a mesma base.
O compromisso as práticas de ESG são fatores levados a sério há anos dentro da empresa que, desde 2012, tem um Comitê de Sustentabilidade para acompanhar a gestão de todos os processos da Lupo, formado por dezoito representantes de diversas áreas da empresa, que ajudam a garantir e implementar ações para economia de água, redução na emissão de CO2, entre outros aspectos. No tocante ao capital humano, a empresa também tem uma política robusta de desenvolvimento humano que, entre outras iniciativas, oferece cursos regulares de formação técnica em conjunto com o SENAI.