Brasil estreia na Paralimpíada com 4 medalhas em um único dia

A delegação brasileira estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 com quatro medalhas em um único dia. Os brasileiros que subiram ao pódio nesta quarta-feira (25) eram todos atletas da natação: ouro para Gabriel Bandeira, prata para Gabriel Araújo, e bronze para Phelipe Rodrigues e Daniel Dias, cada qual em sua classe.

A natação é uma das modalidades em que os esportistas brasileiros costumam despontar entre os favoritos em várias classes. De acordo com o Comitê Paralímpico Internacional, a natação paralímpaca possui 14 categorias funcionais, que abrangem todas as pessoas com deficiência: atletas com deficiência motora competem nas categorias S1 a S10; com deficiências visuais participam nas categorias S11 a S13, e aqueles com deficiência intelectual ficam na S14.

Gabriel Bandeira estreia com medalha de ouro nos 100m borboleta da classe S14

O paulista Gabriel Bandeira estreou nas Paralimpíadas deste ano garantindo para o Brasil o primeiro ouro da competição. O nadador foi campeão nos 100m borboleta da classe S14, que também estrou nesta edição, e marcou um novo recorde: concluiu a prova em meros 54s76. O britânico Reece Dunn ficou com a prata pelos 55s12 e o australiano Benjamin Hance conquistou o bronze com 56s90. “Minha vida na natação paralímpica só está começando. Isso é só o começo”, disse Bandeira em entrevista à SporTV após a vitória.

Gabriel Araújo conquista a prata pelos 100m costas da classe S2

Gabriel Araújo foi o atleta vencedor da primeira medalha paralímpica do Brasil nesta edição dos Jogos. Araújo celebrou a vitória com uma dancinha no pódio e prometeu manter a coreografia em outras vitórias que pretende celebrar no Japão. “Se tem pódio, se tem Gabriel, tem dancinha”, afirmou o atleta, que ainda compete em mais duas provas. O ouro ficou com o chileno Alberto Abarza (2m00s40), Gabriel marcou 2m02s47 e o bronze com o russo Vladimir Danilenko (2m02s74).

Daniel Dias sobe ao pódio pela 25ª vez ao vencer o bronze nos 200m livre da classe S5

O paulista Daniel Dias conquistou a medalha de bronze na primeira prova em que competiu em Tóquio – essa é a 25ª medalha paralímpica de sua carreira, o que faz dele o nadador masculino mais premiado da história da competição. Ele ainda participa de mais cinco provas na capital japonesa. Dias garantiu o lugar no pódio ao cravar 2m38s61 nos 200m livre. O ouro foi para o italiano Francesco Bocciardo (2min26s76, novo recorde paralímpico) e prata para o espanhol Antoni Ponce (2m35s20).

Phelipe Rodrigues garante o bronze nos 50m livre S10

O pernambucano garantiu a terceira melhor marca na prova dos 50m livre em Tóquio, com 23s50, conquistando a 8ª medalha paralímpica de sua carreira. O ouro foi para o australiano Rowan Crosthers (23s21) e a prata para o ucraniano Maksym Krypak (23s33). O brasileiro Phelipe ainda disputa outras duas provas de natação.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é manter o Brasil entre os 10 primeiros colocados no ranking mundial pela quarta edição consecutiva das Paralimpíadas. Com as medalhas de hoje, a delegação brasileira garantiu a sétima colocação no quadro geral de medalhas. Com o ouro de Gabriel Bandeira, o Brasil está cada vez mais próximo de alcançar as 100 medalhas de ouro na história das competições – até agora, o país conta com 88 ouros desde a edição de 1972.

Você pode acompanhar a atualização das medalhas da delegação paralímpica brasileira nos stories da Tudo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?