Conhecido como “Pérola do Mediterrâneo”, o mini país é rico em belezas naturais e prova que, definitivamente, tamanho não é documento.

Não estranhe caso você nunca tenha ouvido falar em Montenegro. Localizado na costa do Mar Adriático, entre a Croácia e a Albânia, esse pequeno pedaço de terra é relativamente novo na área – tem apenas 12 anos.

Há aproximadamente três décadas, Montenegro fazia parte de uma das maiores potências mundiais, a Iugoslávia. Após conflitos civis e religiosos, o território iugoslavo se desmembrou, gradativamente, até resultar em sete pequenos países: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Eslovênia, Kosovo, Montenegro e Sérvia – até o ano de 2006, este último e Montenegro eram unificados. Atualmente, nosso destino é 100% independente.

Embora minúsculo – são apenas 13 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao dobro do nosso menor estado, o Distrito Federal –, Montenegro acumula um leque de opções para os turistas.  São paisagens paradisíacas, atividades para todos os gostos e alta gastronomia por preços acessíveis – mesmo o euro sendo a moeda local. Por 50 euros (200 reais), por exemplo, é possível conseguir uma bela acomodação e por cerca de 20 euros (80 reais) janta-se divinamente.

Agora, caso você seja um aventureiro é fácil encontrar albergues e restaurantes muito mais baratos do que isso. Sem contar a questão da segurança – o país é um dos mais seguros do mundo, inclusive para viajantes mulheres. Para se ter uma ideia, as estradas são bastante seguras e a vida é tão, mais tão pacata, que um simples furto vira notícia na região. Portanto, pode embarcar sem medo de ser feliz! É praieiro(a)? Ótimo! Montenegro oferece 117 praias de águas cristalinas para você conhecer, apreciar e relaxar.

Outro ponto positivo é que as principais atrações que a região oferece – as cidades históricas de Kotor e Perast, as praias de Budva e Sveti Stefan e a marina de luxo de Tivat – estão interligadas por linhas de ônibus frequentes e baratas. Ah! Também é fácil ir de qualquer lugar de Montenegro para a Croácia, caso você tenha mais alguns dias de férias.

Em outras palavras, escolher o destino é experimentar a sensação deliciosa de descobrir um lugar só seu sem ter que disputar espaço com outras milhares de pessoas que tiveram a mesma ideia que você.

E então? Prontos para embarcar com a equipe da TUdo nesta aventura? Vamos nessa!

Desembarcando

Antes de mais nada, é importante pontuar qual a melhor época do ano para visitar Montenegro. Bem, caso você queira ter o lugar exclusivamente para você e conseguir preços melhores nas acomodações, aposte nas épocas entre o final de março e abril e final de setembro e outubro. Entre maio e setembro é bastante cheio. Já entre os meses de novembro e fevereiro, algumas acomodações e restaurantes do litoral fecham as portas, no entanto, as estações de esqui abrem e a neve transforma toda a paisagem.

Conexão Brasil-Montenegro

O maior aeroporto de Montenegro fica em Podgorica, a capital do país, no entanto, o local é mal conectado com o resto do mundo, fazendo com que muitos turistas optem por chegar por Belgrado, na Servia, ou Dubrovnik, na Croácia. As passagens áreas dessa última pela CVC Viagens saí por 4.991 reais.

De Belgrado, são 10 horas de trem até Podgorica ou 9 horas de ônibus. De Podgorica, são mais duas horas de ônibus para o litoral ou Baia de Kotor. Já de Dubrovnik, a conexão é mais frequente e muito mais curta. Em somente duas horas você já pode estar batendo perna pelas ruas de Kotor. Por outro lado, caso a opção seja priorizar o tempo, o melhor é usar o aeroporto de Tivat, que está a 10 minutos de taxi de Kotor e tem uma grande variedade de voos que o conectam com outras cidades da região.

Recarregando as energias

Chegou? Vá direto para uma hospedagem confortável! Separamos algumas das melhores opções em Kotor, uma das cidades mais importantes de Montenegro. Diárias modestas, a partir de 260 reais até a pura ostentação, por 2 mil reais o dia! Confira no App TUdo.

Tour gastronômico

Podemos falar? Um bom montenegrino vai tagarelar com um orgulho sem tamanho sobre os presuntos da vila de Njeguši, a bomba calórica que é o Karađorđeva šnicla, uma espécie de enroladinho de presunto frito – considerado o prato tradicional do país –, e de Priganice – bolinhos de chuva, digamos assim – vai bem com qualquer coisa. Recomendamos, inclusive, que você experimente tudo isso acompanhado de uma dose de Rakija – bebida típica. Com essas combinações, é certo que o pessoal de Montenegro irá te chamar de irmão/irmão. Confira opções de restaurantes, pratos e sabores a partir de 60 reais, no App TUdo.

Para bater perna

Pequenino, mas repleto de atrações – Assim é Montenegro. Mesmo assim, em quatro horas é possível cruzar o país de cima a baixo de carro, mas ó: não necessariamente alugar um veículo é a melhor opção para explorar o país. As estradas estão todas em ótimas condições, porém a maioria das vilas não permitem o trânsito de veículos, o que dificulta um pouco para os motoristas. Sendo assim, nossa dica é fechar um tour com uma agência de turismo. A Amico Tours é uma boa opção e faz tours em grupo por 45 euros, em média. Em cinco dias, acredite, é possível ver quase tudo. Confira o que separamos para você:

Kotor – Destino de todas as nossas dicas, Kotor é a cidade principal da Baía e, consequentemente, onde boa parte das coisas acontecem. É lá que você pode enfrentar os 45 minutos de subida entre os 1400 degraus para a Fortaleza que possui uma das vistas mais bonitas do Montenegro. Para deixar o passeio ainda mais agradável, tente ir no meio da tarde para evitar o calor do meio dia, já que no caminho existem poucos pontos de sombra para dar uma recarregada. Ah! A muralha que contorna a cidade também merece a sua atenção, é bastante imponente. Não pense duas vezes em se perder por suas inúmeras ruelas e praças escondidas entre igrejas, restaurantes e lojinhas. Uma verdadeira viagem no tempo!

Budva – Banhada pelo Mar Adriático, Budva é a Riviera montenegrina. Não por acaso, o local ganhou o apelido de “Miami de Montenegro”, graças ao badalado trecho de costa perto da marina, repleto de hotéis, bares e clubes noturnos. Ao lado fica a Stari Grad, uma cidadela amuralhada com construções históricas de pedra e um labirinto de ruas estreitas que conferem um agradável passeio. Para quem gosta de badalação, essa é a pedida!

Parque Nacional Durmitor – Localizado a 150 km de Kotor, Durmitor combina cenários naturais de tirar o fôlego. São montanhas, florestas de pinheiros, lagos que deixam os visitantes boquiabertos. Além de abrigar o Cânion do Rio Tara, o mais profundo da Europa. Alguns picos do Parque Nacional atingem mais de 2.000 metros de altitude. Para quem adora uma aventura, é perfeito para fazer trilhas, escaladas e rafting.

Monastério de Ostrog – Uma palavra? Im-pres-sio-nan-te! O Mosteiro de Ostrog está localizado no centro de Montenegro, a cerca de 3 horas de carro de Kotor e Budva. O local é como a cidade perdida de Petra, na Jordânia e pode-se dizer que é realmente quase tão impressionante quanto. Construído em um penhasco, quase um quilômetro acima do vale, ninguém sabe ao certo como e com quais sacrifícios ele foi erguido. É um passeio obrigatório, acredite!

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Website desenvolvido por :  powered1
Share This
Nosso conteúdo tem direitos autorais! Não Copie