Entenda o conceito de espaços totalmente integrados, cheios de personalidade e criatividade

É cada vez mais comum vermos placas anunciando apartamentos studio ou loft. Então vamos começar por aí. Qual a diferença entre cada um deles?

A diferença entre os dois costuma ser de tamanho, apenas. O conceito de studio saiu da ideia de loft que, por sua vez, surgiu a partir de antigos armazéns dos Estados Unidos. São apartamentos sem paredes, onde tudo é integrado – isso mesmo, sala quarto, cozinha, varanda, com exceção do banheiro – e a área é maior que 50m². Em geral, o estúdio tem o mesmo conceito, porém menor e mais compacto.

Mas qual além de não ter paredes, o que significa este conceito?

Pegando um pouco de história, há quem credite ao arquiteto Le Corbusier os primeiros traços de um loft residencial, ainda nos anos 1920. Porém, o conceito de loft urbano foi consagrado em Nova Iorque, entre os anos 1950 e 70, quando antigos edifícios industriais, galpões e armazéns passaram a ser convertidos em lares para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Desde então, eles se transformaram não só em um tipo de morada com características arquitetônicas específicas, mas em um estilo de vida, mais livre, improvisado, cheio de estilo e personalidade.

No Brasil, por não haver tantos galpões assim em áreas urbanas, o conceito sofreu algumas adaptações. O modelo por aqui foi construído e não reutilizado, mas manteve a inspiração do espaço fluído, com pé direito elevado, às vezes um mezanino e ambientes integrados e funcionais.

E como funciona na prática?

Seja loft, seja studio, algumas características são marcantes e determinam esse estilo. Como já mencionamos, a planta aberta e o pé direito alto dão o tom, mas a iluminação, por exemplo, é outro diferencial. Grandes janelas favorecem a iluminação natural. Colunas de sustentação, tubulações e instalações elétrica aparentes também conferem ao ambiente um charme peculiar ao estilo. Ainda hoje associados à inovação, os lofts vêm se adaptando às necessidades da vida moderna e incorporando elementos como eficiência energética, sustentabilidade, design e acessibilidade.

A versatilidade dá a tônica a este conceito de casa, permitindo total liberdade de transformar o espaço de acordo com a criatividade, a profissão, a dinâmica da casa e claro, a personalidade. Tudo isso como um organismo vivo, que é recriado e reaaranjado a qualquer hora, sem grandes investimentos.

Tal liberdade de criação atraiu não só que busca um lugar assim para morar, mas também empreendedores e arquitetos. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), em 2017, apartamentos com menos de 45 m² já representavam 43% dos lançamentos na capital paulista.

Mas vamos às dicas. Se eu quiser apostar em um studio ou loft, o que devo levar em consideração?

Cores

Opte por tons neutros no piso, paredes e móveis, deixe para utilizar cor nos objetos como vasos, almofadas e pufes. Se as paredes forem escuras, darão a impressão que o espaço é menor. Uma opção para dar sensação de amplitude é utilizar o mesmo piso em todo o apartamento, evitando divisão de áreas.

 Divisórias

Prateleiras, biombos ou uma estante vazada que ‘divide’ o espaço, mas permite a passagem de iluminação e ventilação, pode ser uma boa opção. Com esse tipo de divisória é possível criar áreas mais privativas e ainda aproveitar os nichos.

Móveis

Uma ótima pedida, quando precisamos aproveitar espaços, são os móveis planejados ou de marcenaria, que podem ter múltiplas funções ou serem retráteis. Uma bancada para apoio do notebook pode sair de dentro do armário, por exemplo. A bancada de alimentações pode abrir e virar uma mesa para receber visitas. Portas de correr no armário poupam espaço, e se forem espelhadas ajudam a dar sensação de amplitude. Pufes que viram mesinhas laterais para apoio de copos e objetos também são bem versáteis na hora de receber.

Cama

Para ganhar espaço, a melhor opção é encostar a cama paralelamente à parede, para que possa ser utilizada como sofá quando receber visitas. Debaixo da cama pode ser um bom local para ter gavetas ou nichos.

Espelhos

São perfeitos para dar sensação de amplitude nos espaços e aumentar a luminosidade, mas é necessário planejar onde serão instalados, não seria legal refletir a porta de um banheiro, por exemplo.

Ou seja, bom senso e muita criatividade estão liberados. Como dissemos lá no início, apartamentos loft ou estúdio são para pessoas livres. Sendo assim, nada melhor do que deixar essa liberdade, literalmente, fluir!

MERCADO DA HABITAÇÃO

Encontre aqui tudo o que precisa para viver bem

Por Silvia Celani

A questão da sustentabilidade tem se tornado cada vez mais frequente e valorizada pelos brasileiros. Seja na escolha de produtos ecologicamente corretos, de empresas com compromissos sociais e que cuidam do meio ambiente e de toda a cadeia onde atuam, ou mesmo para valorizar e estimular a economia na região onde vivem.

Quando você está reformando ou decorando a sua casa, estas escolhas também devem estar presentes. Além de fatores estéticos, conhecer a procedência dos materiais e seu ciclo de vida faz toda a diferença. Mas quando, além de tudo isso, é possível optar por fornecedores locais o ganho é ainda maior. Além da economia de tempo, evitando o deslocamento para as cidades vizinhas, você contribui para o fortalecimento do comércio da Granja Viana e de Cotia.

Pensando nestes aspectos, em 2012 foi criado o Polo Granja Viana. Trata-se de um grupo de empresas que atua no mercado da habitação (construção, decoração e arquitetura) e se uniu com o objetivo de fortalecer a relação com arquitetos, designers de interiores, engenheiros, paisagistas e seus clientes.

Hoje o Polo conta com dezesseis empresas dos mais variados segmentos: revestimentos, metais, louças, materiais de construção, automação, móveis, colchões, planejados, iluminação, mármores e granitos, persianas, tecidos, esquadrias de PVC e de alumínio, decks, pergolados, painéis de madeira, impermeabilização e tantos outros produtos e serviços.

Para fazer parte deste grupo as empresas passam por um rigoroso processo de seleção, incluindo a verificação junto aos principais órgãos de defesa do consumidor e, sobretudo, sua capacidade de atendimento com qualidade e garantia, bem como comercialização de produtos e serviços de elevado padrão.

Ao unir esforços nos tornamos mais fortes. Acreditando nisso, as empresas associadas, em parceria com os arquitetos, engenheiros, paisagistas e construtores, procuram aprimorar seu trabalho, oferecendo soluções que deixam as casas mais bonitas e confortáveis. Para isso são realizados diversos eventos, como palestras e visitas técnicas, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional e para a especificação de produtos de forma mais consciente, sempre com benefícios para os clientes.

 

Valorização dos Profissionais

Através das suas ações de relacionamento, o Polo da Granja Viana também realiza campanhas em prol da valorização da contratação dos profissionais da região.

Ainda há muita gente que acredita que contratar um arquiteto ou designer de interiores é um fator de custo. Este preconceito, entretanto, pode ser facilmente desmistificado. A realização de um projeto de interiores, além da criação de ambientes mais bonitos e práticos, evita a compra de produtos com dimensões erradas ou inadequados para o espaço, desperdício, entre outros. O profissional está capacitado para orientar na escolha das melhores opções para cada situação, aproveitando melhor a área útil do imóvel, o uso das texturas, cores e materiais.

Não é à toa que os programas de TV que mostram a transformação da casa ganham adeptos. Ter um Lar Doce Lar é um sonho hoje de muitos brasileiros. E não é preciso ser sorteado para viver bem. Basta consultar um profissional!

PRÊMIO POLO DESTAQUE 2018

Os arquitetos e designers de interiores podem inscrever seus melhores projetos nesta premiação. Basta acessar o www.pologranjaviana.com.br e fazer seu cadastro e em seguida sua inscrição até o dia 31 de novembro, anexando as imagens do projeto, planta baixa, memorial descritivo e dados do projeto, conforme o regulamento. Os trabalhos serão julgados por um júri composto por renomados profissionais do setor da decoração e também pelos internautas (através das curtidas nas redes sociais do Polo). Desta forma, você também poderá nos ajudar na valorização da profissão.

Conheça as empresas que lutam pelo desenvolvimento do mercado da habitação na região e que integram o Polo Granja Viana:

– Comercial Rezende: http://www.comercialrezende.com.br

– Estúdio Mármores- http://www.estudiomarmores.com.br

– Fast Sofá Premium – http://www.fastsofa.com.br

– Fort House: http://www.forthouse.com.br

– Interiori Casa: http://www.interioricasa.com.br

– Maranatalum: http://maranatalum.com.br/

– Matte Collor Tintas & Construção

– Mecalight Iluminação – http://www.mecalight.com.br/

– MGC Mármores e Granitos – http://www.mgcmarmores.com.br

– Nobre PVC – Claris Tigre – http://www.nobrepvc.com.br

– O Carpinteiro: http://www.ocarpinteiro1.com.br

– Planen Automação: http://www.planenautomacao.com.br

– Portoalpha Revestimentos: http://www.portoalpha.com

– Quimicryl – http://www.quimicryl.com.br

– Staccato Revestimentos – http://www.staccatorevestimentos.com.br

– Todeschini Granja Viana – http://www.todeschinigranjaviana.com.br

Conheça o Polo Granja Viana e curta nossas páginas nas redes sociais:www.pologranjaviana.com.brhttps://www.facebook.com/PoloGranjaVianahttps://www.instagram.com/pologranjaviana

 

 

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1