Você já deve ter ouvido falar sobre jejum intermitente, né?

Aquele protocolo em que as pessoas ficam muitas horas sem comer e comem em uma janela de tempo programada com o objetivo de perder peso.

Quem faz ama e não troca por nada. Quem nunca fez desconfia e acha que vai desmaiar na primeira esquina por ficar tanto tempo sem comer nadinha.

Nossa equipe pesquisou, conversou e testou o jejum e você confere o resultado agora!

Jejum não é novidade. Em algumas práticas religiosas ele é super presente. Ou mesmo quando precisamos fazer um exame de sangue, é obrigatório fazer o jejum.  Além disso, nossos ancestrais, que não praticavam a agricultura, só comiam caso conseguissem caçar alguma coisa ou coletar no ambiente. Portanto, jejuar era parte de sua vida cotidiana.

Mas nesse protocolo, estamos falando de muito mais do que apenas ficar horas sem comer. Existe todo um embasamento teórico e científico que sustenta o conceito da dieta que, de acordo com um levantamento da fundação Conselho Internacional para Informação sobre Alimentação, foi a dieta mais popular do ano passado.

O jejum intermitente pode ser feito de várias formas diferentes, mas sempre envolve um período de tempo no qual o praticante come muito pouco ou nada, em intervalos regulares.

Como funcionam os padrões de jejum:

O padrão 16:8 consiste em jejuar durante 16 horas seguidas no dia, e concentrar as refeições em uma janela de oito horas. Geralmente, é feito com refeições permitidas somente das 12h às 20h.

O padrão 5:2 consiste em comer apenas 25% das calorias normais durante dois dias não consecutivos (terça e quinta, por exemplo) ao longo de uma semana.

Há também o jejum completo de 24h, praticado uma vez por semana ou por mês.

Ao contrário da maioria das dietas, o jejum intermitente não exclui nenhum tipo de comida, como gorduras, açúcares ou carboidratos. Tudo que você precisa é de um relógio. No entanto, comer de forma moderada e saudável faz toda a diferença no resultado. O mais recomendado é restringir carboidratos e açúcares e apostar em legumes, verduras, gorduras e proteínas, o que também fará com que você não sinta tanta fome no período em que estiver em jejum.

Cientistas enfatizam que a dieta das pessoas que adotam o jejum intermitente precisa incluir gorduras essenciais presentes em alguns tipos de peixes, amêndoas, castanhas e grãos; também deve incluir fontes de proteína magra, cereais integrais, carboidratos provenientes de alimentos ricos em amido e muitas frutas e vegetais, de forma a fornecer quantidades suficientes de fibras vitaminas e minerais.

 

O fato de não ter alimentos proibidos foi o que fez Andréa Bianco, de 34 anos, a começar, manter e perder 12 quilos com o jejum intermitente. “Eu sempre fiz dietas super restritas e acabava furando justamente por conta de um doce ou carboidrato. O bom do jejum é que eu até posso comer arroz ou pão, mas dentro da minha janela de tempo”, conta. Andréa faz o protocolo 16:8 há três meses e comenta que a maior dificuldade é não tomar café da manhã. “Hoje eu percebo que não acordava com fome, mas comia por hábito. Agora já estou tão acostumada que mesmo quando chega a hora de comer, ainda estou sem fome”.

Além do emagrecimento, o médico Dr. Victor Sorrentino, especialista em longevidade e ciência dos alimentos, destaca os benefícios do jejum intermitente em artigo publicado em seu site:

  • Renovação celular: causa a chamada autofagia, que é um mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo;
  • Produção de HGH: o aumento do hormônio do crescimento no corpo ajuda na queima de gordura;
  • Diminuição da Insulina: durante o jejum caem drasticamente os níveis de insulina no sangue;
  • Saúde Mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e melhora a saúde cerebral;
  • Longevidade: aumento da expectativa de vida das células;
  • Emagrecimento (como já falamos aqui): é uma ótima opção para perder peso e diminuir gordura visceral.

Ou seja, mais do que uma dieta, o jejum intermitente, cada vez mais, é um estilo de vida adotado por milhares de pessoas do mundo todo.

Mas fique atento! Assim como qualquer dieta ou protocolo de emagrecimento, é importante procurar um profissional da área, fazer os exames necessários e ser considerado apto para adotar o jejum. Afinal, segundo especialistas, ele  não é adequado para pessoas com casos severos de diabetes, histórico de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia; pessoas com doenças crônicas; e mulheres grávidas ou que estão amamentando também não deveriam tentar o jejum intermitente.

Como tudo o que falamos por aqui, é sempre bom ouvir o nosso corpo e manter o equilíbrio, sem radicalismo, pressa ou irresponsabilidade. Cuide-se!

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