A receita clássica com sabor de infância ganhou diversas versões com o passar dos anos. Nós amamos todas!

Mal começamos esta matéria e já estamos com água na boca. Também pudera, a pauta dessa edição – especial Dia das Mães – é um dos pratos mais clássicos e deliciosos que se tem notícias: o pudim.

A sobremesa faz parte do cardápio de milhões de brasileiros. É tão popular que há quem tenha certeza de que se trata de uma especialidade da culinária tupiniquim. No entanto, a verdade é outra. O pudim, queridinho de tantas famílias brasileiras, é de origem portuguesa. Sua história, por sua vez, é bastante curiosa.

Diz a lenda que o pudim teria sido inventado por um abade português – monge – o qual mantinha a receita em absoluto segredo. Porém, a popularidade de seu doce era tamanha, que o abade decidiu realizar uma competição com outros confeiteiros da época, para ver se algum deles conseguia preparar o pudim tão bem quanto ele. Durante a competição, ninguém conseguiu fazer um pudim como o abade, fazendo com que o monge continuasse “reinando”. A receita e, consequentemente, seu segredo, somente foram revelados após sua morte: açúcar, gemas, água e toucinho de porco. Exótico não?

Com o tempo, a popularidade do doce se expandiu, agradando o paladar de diversas nações. Inclusive, a nossa. Seu sucesso pode ser explicado graças ao sabor delicioso e por ser um prato muito fácil e rápido de se fazer. Dentre as inúmeras receitas a que mais se destaca é a de pudim de leite condensado, mas, a verdade seja dita.
Nada melhor do que inovar na cozinha.

MIL E UMA VERSÕES

I-no-va-ção. Se existe uma palavra que combina e muito com o Brasil, certamente é essa. Quando pensamos na gastronomia brazuca não é diferente. De ingrediente em ingrediente nasce cada coisa deliciosa…  Já percebeu? Foi e continua sendo assim com a estrela desta matéria, o pudim. Atualmente, existem incontáveis variações dele por aí, no que diz respeito aos ingredientes. Se você der uma “googleada” encontrará receitas que levam chocolate, frutas, pão – um clássico –, entre outras.
Todas com uma coisa em comum: o sabor inconfundível.

Não, não queremos desbancar o bom e velho pudim de leite da sua mãe, por isso, selecionamos trÊs receitas que vão muito além do leite e levam ingredientes inusitados como café, paçoca, pistache, açaí e até chia! Pronto(a) para ficar com a boca cheia d’água?

– Pudim com caramelo de café e farofa de paçoca

Ingredientes do pudim
– 395 g de leite condensado (uma lata)
– 300 ml de leite
– 3 ovos

 Ingredientes da calda
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de água

– 1 colher de sopa de café solúvel
–  Grãos de café torrado para finalizar

 Ingredientes da paçoca
– 250 g de amendoim torrado sem sal e sem pele
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa de farinha de mandioca ou de milho
– ½ colher de café de sal

 Modo de preparo do pudim
Bata apenas os ovos. Em seguida, adicione o leite condensado e o leite. Bata novamente.

Modo de preparo da calda
Em uma panela, misture a água com o café e adicione o açúcar até que tudo dissolva. Leve ao fogo baixo até formar um caramelo. Reserve.

Modo de preparo da paçoca
Bata o amendoim, o açúcar, a farinha e o sal até que fiquem triturados e homogêneos. Não precisa modelar. Apenas reserve.

Montagem
Coloque a calda em uma forma pequena de pudim. Em seguida, adicione na forma a massa do pudim batida. Deixe assar por 45 minutos a 180 º C sobre uma assadeira maior com água. Desenforme e deixe esfriar. Salpique a farofa de paçoca. Finalize com os grãos de café. Sirva.

– Pudim de chia com morango, tâmara e manga

Ingredientes

– 250 g de chia
– 1 lata de leite condensado light
– 1,2 litro de leite de coco
– 1 colher de sobremesa de baunilha (fava ou essência)
– 300 g de morango
– 2 mangas descascadas
– 200 g de tâmara

Modo de Preparo

Em um recipiente, misture bem a chia, o leite condensado, o leite de coco e a baunilha. Deixe na geladeira descansando por três horas. Retire da geladeira e misture novamente. Separe em copinhos e coloque de volta na geladeira por mais três horas. Pique bem as frutas e decore. Sirva gelado.

– Pudim de pão com calda de vinho do porto

Ingredientes

– 9 unidades de pãozinho francês amanhecido
– 1 lata de leite condensado
– A mesma medida de leite
– 1 colher (de café) de essência de baunilha
– 4 ovos
– 1/4 de colher de café de canela em pó
– 1 litro de vinho do porto

Modo de preparo
Coloque o vinho do porto em fogo baixo para reduzir, até chegar à metade de seu volume (500 ml). Em um bowl, misture todos os outros ingredientes até que fiquem o mais homogêneo possível. Unte uma assadeira com manteiga e coloque a mistura para assar em banho-maria por 30 minutos a fogo médio (200° C). Desenforme frio e cubra com a redução de vinho do porto.

Não é o da sua mãe, mas temos certeza de que ela vai adorar!

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Website desenvolvido por :  powered1