Descubra se seu cachorro é um gênio

O que Bolt, Clifford e Milu têm em comum?

Todos são cachorros extraordinariamente talentosos. E fictícios. Mas isso não significa que cachorros superdotados seja um mito – na verdade, novas pesquisas sugerem o oposto: que espécies caninas tenham seu próprio DaVinci, um Mozart ou Hawking em seu meio.

O estudo, publicado pela Scientific Reports, reuniu 40 cachorros que passaram por um programa de três meses de treino intensivo com objetivo de ensinar o nome de, pelo menos, dois brinquedos de cachorro – o mínimo necessário para confirmar que um cão pode diferenciar objetos. Lições diárias envolviam brincar com os cachorros enquanto o nome dos brinquedos era repetido. Dentre os participantes haviam filhotes e cães mais velhos de diversas raças, vindos de vários lugares do mundo.

Ao final do treinamento, os pesquisadores descobriram que alguns dos cachorros se destacaram do grupo, adquirindo conhecimento entre 13 e 19 nomes de brinquedos depois dos três meses. Por outro lado, o resto dos cachorros não apresentou evidência de conhecimento algum. Não houve meio termo.

Isso significa que seu amado poodle é provavelmente um bobão? Não necessariamente. A pesquisa sugere que a principal dificuldade dos cães é associar palavras a objetos. Entretanto, alguns cachorros são simplesmente “sabichões” com intelecto superior à maioria – ou, como o autor do estudo diz, “cães aprendizes superdotados”.

Intrigantemente, a habilidade de aprendizado não se correlacionou com a neuroplasticidade das mentes mais jovens – os cães extraordinários do estudo já eram mais velhos -, nem pareceu resultado de uma experiência anterior, já que um dos cachorros sequer havia aprendido qualquer palavra antes. Eles provavelmente nasceram com seus dons.

“Nós ficamos intrigados com essa variação tão individual de um traço cognitivo (a capacidade de aprender o nome de objetos), e nós achamos que esse é só o começo de uma jornada que nos levará a compreender as raízes do talento – porquê alguns indivíduos, seres humanos ou de outras espécies, são melhor dotados em certa área”, declara o coautor Dr. Adam Miklósi.

Ok, nós sabemos o que você quer saber: quais cachorros são inteligentes? Notavelmente, os sete cachorros melhor dotados do estudo eram border collies, uma raça tradicionalmente pastora, com histórico de performance estratégica ao lado dos humanos. Enquanto collies tem sido considerados uma das raças mais inteligentes, os autores notaram que dezoito outros collies no estudo estavam entre aqueles que não aprenderam palavra alguma. Outros estudo já identificaram cachorros superdotados em outras raças, como o yorkshire terrier do Brasil.

Então, se você acha que o seu pug, lulu da Pomerânia ou golden retriever, é o próximo Sócrates, não perca a esperança! Pesquisadores estão em busca de mais cachorros geniais para estudar. Confira aqui.

Fonte: Fast Company

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?