Palestra sobre autismo abre a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Cotia

No mês em que é lembrado o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (22 de agosto), a Prefeitura de Cotia realiza uma programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto.

Por conta da pandemia, os eventos não são abertos ao público. Na última segunda-feira (23), a palestra de Amanda Ribeiro sobre ‘Acessibilidade e Inclusão para o Autismo’ abriu a programação que faz parte do calendário do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). O evento contou com a presença da vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf, do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Mastromauro, e da presidente do CMDPcD, Darlene Pires.

A palestra aconteceu no auditório do Paço Municipal para um grupo de profissionais da saúde e da educação, mães de autistas e colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Amanda Ribeiro, que é mãe de uma criança autista e especialista em Intervenção Precoce do Autismo pela CBI of Miami (Child Behavior Institute) abordou temas como: acessibilidade Básica, PcD e Autismo, Prevalência, Deficiências Não-Visíveis, e outros.

“Incentivar o processo de transformar o conhecimento em ação é algo que conduz o nosso trabalho na secretaria com os projetos sociais e as parcerias com as instituições. Sabemos que ainda há muito a conquistar, pensando nisso, estamos sempre abertos a novas ações”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social e Presidente do Fundo Social, Mara Franco.

Camila Figueiredo, psicopedagoga e professora do CEUC EE. Diego C. B. Camargo, acompanhou satisfeita a palestra. “Em tempos atuais, com a necessidade de informação, é bastante gratificante ter e participar de eventos que abordam sobre a pessoa com deficiência. Esta palestra se tornou extremamente útil, com uma linguagem simples, sensível e um conteúdo de experiência de vida. Isso faz com que nos tornemos multiplicadores de informações neste contexto”, comentou.

Presente ao evento, Paula Mouratório, Pedagoga/neuropsicopedagoga e idealizadora do Espaço Neurocrescer, destacou a importância da visibilidade ao tema. “Muitas pessoas acham que a pessoa com deficiência é incapaz de realizar diversas tarefas cotidianas, acabam tratando essas pessoas de forma ‘diferente’ e às vezes até preconceituosa, porque não têm conhecimento. [o evento] coloca em evidência a pessoa com deficiência promove a oportunidade de a sociedade compreender melhor essa questão”, avaliou.

Nos próximos dias, novos eventos estão previstos dentro da programação.

Programação

Quarta-feira, 25 de agosto: Inclusão no Trânsito – evento fechado
Palestrantes: Agente de Trânsito Municipal Reinaldo Souza e Dr. Leandro Mathias (OAB)

Quinta-feira, 26 de agosto: A pessoa com deficiência e as possibilidades de atuação educacional – evento fechado.
Palestrante: Prof. Doutora Maria Cecilia de Moura – Fonoaudióloga Clínica. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP.  Coordenadora do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos da SBFa. Vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia gestão 2014-2016. Autora do livro: O Surdo – Caminhos para uma nova identidade

Sexta-feira, 27 de agosto: Projeto Horta Solidária com atendidos da APAE / evento fechado.

Sexta-feira, 27 de agosto: A importância da atividade física para a pessoa com deficiência / evento fechado.
Palestrante: Dr João Baptista -Ortopedista

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?