Mais de 40% consideram uma data comercial
Ainda assim, 46% das pessoas comemoram a data e 60% preferem vinho para celebrar
Em um cenário econômico desafiador, onde muitos brasileiros estão ajustando seus orçamentos, o Dia dos Namorados deste ano promete ser celebrado de forma mais contida. A mais recente pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, revela dados importantes sobre como os brasileiros planejam comemorar essa data especial em meio às dificuldades financeiras. Realizada em junho de 2024, a pesquisa entrevistou mais de 1.170 pessoas, com uma margem de erro de 2,8% e um intervalo de confiança de 95%.
O dia dos namorados: entre o comercial e o afetivo
Os dados revelam uma divisão clara na percepção dos brasileiros sobre a importância da data. 41% dos entrevistados consideram o Dia dos Namorados apenas uma data comercial. Em contrapartida, 19% vêem a data como um motivo para celebrar a relação, enquanto 18% a consideram uma celebração ao amor.
Como os brasileiros vão comemorar
Este ano, 46% dos brasileiros afirmam que vão comemorar o Dia dos Namorados. Desses, 27% planejam comemorar em casa, 22% sairão para jantar e 19% irão produzir um momento especial em casa, como um jantar romântico. Além disso, 10% pretendem abrir uma garrafa de uma boa bebida, 3% planejam viajar para algum lugar especial, 2% enviar flores ou presentes e 1% vai sair para comemorar em um hotel ou motel. Já outros 31% ainda não decidiram como irão comemorar.
Preferências de bebidas e comidas
Quando se trata de bebidas e comidas imprescindíveis para a comemoração, o queridinho dos casais lidera com 60% dos entrevistados optando por vinho, seguido por espumante (22%) e refrigerantes (16%). Entre as comidas, pizza e culinária japonesa foram declaradas imprescindíveis para a celebração com 6% cada, seguidas de fondue e massas com 3% de defensores cada uma.
Situação financeira complicada
A situação financeira dos brasileiros também foi abordada na pesquisa. 43% dos participantes relataram que o bolso está mais apertado e, por isso, farão menos compras este ano, enquanto 18% manterão a tradição mesmo com a situação financeira mais restrita. 23% disseram que a situação financeira está igual aos anos anteriores, e 13% afirmaram que a situação está melhor, mas vão manter os hábitos de família. Apenas 3% aproveitarão para gastar um pouco mais.
Na hora de comprar…
Para 54% dos entrevistados, qualidade é o fator mais importante na escolha de um presente. Já para 31% o preço é o fator motivador, seguido de facilidade de compra (28%). Até indiretas do presenteado (18%) valem nesta hora. Apenas 15% consideram avaliações, bem como 12% prazo de entrega. E mesmo com o bolso apertado, apenas 11% valorizam mais o que estiver em promoção.
Vai gastar quanto?
Presentes abaixo de 150 reais são os mais procurados, respondendo por 29% das intenções de compra. 14% devem chegar de 151 a 250 reais, com apenas 4% acima da faixa dos 500 reais. 37% dos respondentes irão economizar esse dinheiro, pois não possuem o hábito de presentear na data.
O brasileiro tradicionalmente prefere a modalidade crédito como meio de pagamento, mas para o presente deste ano é especial não levar as contas mais para frente. 51% deseja pagar à vista, sendo 7% em PIX, 22% no débito e o restante em uma só parcela no cartão de crédito. O parcelamento aparece apenas para 31% dos entrevistados, quase todos feitos via cartão de crédito. 28% não se decidiram ainda.
O presente ideal
Para muitos brasileiros, a intenção e o carinho são os aspectos mais importantes de um bom presente, com 45% dos entrevistados destacando essa característica. Além disso, 21% preferem que o presente seja algo que o parceiro já queria, e 14% consideram importante que o presente caiba no bolso. Quando perguntados sobre os segmentos preferidos para comprar presentes, 51% escolhem vestuário, seguidos por perfumes (42%), calçados (32%), chocolates (29%), jóias (28%) e viagens (27%).
Em contrapartida, quando perguntados sobre que tipo de presentes gostariam de ganhar, a ordem dos preferidos é liderada por viagens (32%), seguidos por vestuário (27%), jóias e perfumes na mesma proporção, chocolates (18%) e calçados (17%).
O impacto da influência de compra
As redes sociais desempenham um papel significativo na influência das compras, com 36% dos entrevistados sendo influenciados por elas, seguidas por anúncios digitais (20%) e recomendações de produtos ou serviços (19%).
Compra por um clique ou passeio no shopping?
As vontades ficaram bem divididas em onde os presentes serão comprados. 28% dos brasileiros irão em lojas físicas, enquanto 22% comprarão online com entrega. Outros 10% mencionaram que o presente em si será uma experiência.
Entre os brasileiros que preferem comprar sem sair de casa, 42% optam por sites de marketplace. Já 39% preferem sites de marcas/produtos. 19% escolhem sites de redes de varejo. Uma minoria mencionou site de chocolates (6%), seguidos de redes sociais (5%), sites de pequenos lojistas (4%) e floricultura (3%).
Playlist romântica
A playlist especial também faz parte das comemorações, com 24% ouvindo pop internacional, 23% preferindo MPB, e 18% escolhendo rock. Outros gêneros populares incluem sertanejo (16%), pop nacional (7%), e pagode (6%).
“A pesquisa revela como o contexto econômico está moldando as celebrações do Dia dos Namorados este ano. Apesar dos desafios financeiros, os brasileiros continuam a encontrar maneiras significativas de expressar seu afeto, destacando a resiliência e a importância do amor em meio às dificuldades.” – Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Sobre a Hibou:
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.