Cotia encerra ‘Outubro Rosa’ com mais de 2 mil exames realizados e ações educativas

A Secretaria de Saúde de Cotia encerrou a Campanha ‘Outubro Rosa 2021’ na terça-feira (26), com Palestra e Roda de Conversa no auditório do paço municipal. Uma plateia composta majoritariamente por mulheres colaboradoras da própria Secretaria acompanhou as apresentações, divididas em duas turmas, manhã e tarde. Um balanço da secretaria mostra que, durante toda a campanha, foram realizados 2.601 exames preventivos de câncer de mama e de útero (mamografia e papanicolaou), sem agendamento, além de ações educativas.

A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, e do Secretário Adjunto de Saúde, Jeferson Dias. O líder de projetos e consultoria do Instituto Tellus, Ariel Macena, fez uma apresentação do Projeto Cuida Mama, além de apresentação da psicanalista especialista em hipnose, Clemilda Souza, e uma dinâmica com atividade física comandada pela Educadora Física, Dayane Jordão.

Foto: Vagner Santos

Na Roda de Conversa, três mulheres dividiram as suas experiências “Tive CA de Mama, e agora?”. Maria Aparecida Bandeira, Lorena Corrêa Gouveia e Bruna Brufato falaram sobre a maneira como souberam e enfrentaram a doença.

As ações do ‘Outubro Rosa’ contaram ainda com o Polo Rosa de Vacinação, que aplicou mais de 800 doses da vacina contra a COVID-19, distribuição de milhares de informativos sobre o câncer de mama em comércios, feiras livres e grupos educativos nas Unidades Básicas de Saúde e na Clínica da Mulher.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?