Cotia encerra campanha de conscientização contra IST’s com mais de 3.000 testes realizados

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cotia encerrou a 14ª edição da Campanha Fique Sabendo – de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, Sífilis e Hepatites Virais – na tarde de quinta-feira (16/12). A campanha aconteceu de 1º e 7/12 e mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Policlínica, a Clínica da Mulher, CAPS e o SAE/CTA. Foram realizados 3.600 testes: cinco deram positivo para HIV, 26 Sífilis e 2 casos de Hepatite C.

O coordenador do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Nélio Girardo, agradeceu o empenho das equipes de saúde para o sucesso da campanha. “Informações preliminares dão conta de que estamos em 6º lugar como a cidade que mais testou no estado durante a campanha. Isso é resultado do empenho de todos que não ficaram de braços cruzados e fizeram busca ativa”, disse.

As três primeiras unidades de saúde que mais testaram durante a campanha receberam uma premiação. As demais unidades foram contempladas com um certificado de participação na campanha.

Teve até encenação dos colaboradores da secretaria. A peça “Casos de Família” destacou a importância do uso da personagem “Camisinha” contrariando a queixa dos vilões “Gonorreia”, “Sífilis”, “HPV”, “HIV” e “Herpes Genital” que disseram: ‘a camisinha atrapalha a minha vida’.

Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C são disponibilizados a qualquer época do ano, sem agendamento, no SAE/CTA (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 843, piso 1, Vl. S. Francisco), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações: 4616-5921 e e-mail ([email protected]).

Participaram do encerramento a Vice-Prefeita e Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, e a adjunta da pasta, Olympia Navasques, o secretário adjunto de Saúde, Jeferson Dias, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva e a coordenadora técnica da Secretaria de Saúde, Tânia Inácio.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?