Danos térmicos: conheça os problemas que altas temperaturas causam ao cabelo

As fontes de calor nem sempre são aliadas dos cabelos, principalmente quando o assunto é a saúde dos fios. As altas temperaturas podem causar diversos problemas aos cabelos e ao couro cabeludo, por isso é tão importante a proteção térmica.

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, conversou com a TUDO sobre alguns danos que o uso recorrente de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem causar:

“O cabelo pode ter diversos tipos de danos por conta da exposição ao calor intenso, como a tricorrexe nodosa, o bubble hair e a tricoptilose. Quando identificados casos como esses, os cabelos danificados precisam ser profundamente tratados para sanar os danos reversíveis”, conta Viviane.

A profissional ainda explica o que são cada um dos problemas citados.

“Há danos térmicos que podem ser tratados, porém existem os problemas irreversíveis. Quando não há uma proteção térmica adequada, as madeixas ficam expostas e pode surgir o chamado ‘bubble hair’, que são bolhas de ar formadas nas hastes dos cabelos. Já a tricorrexe nodosa são micros nódulos que se formam nas hastes pilosas, ocasionando a ruptura total ou parcial dos fios. Outro problema ainda é a tricoptilose, as chamadas ‘pontas duplas’, quando as pontas do cabelo podem partir, originando uma ponta dupla, tripla ou quádrupla”, complementa ela.

A tricologista conta sobre os cuidados térmicos na hora de preparar os cabelos para receber fontes de calor e detalha ainda como cuidar em situações de danos extremos.

“A importância da proteção térmica antes do uso de secador e chapinha, por exemplo, é crucial para a saúde dos fios, pois vai criar uma barreira de proteção para a exposição dos cabelos à altas temperaturas. Além disso, é importante atentar-se ao uso excessivo desses equipamentos de calor, pois podem ocasionar problemas maiores. Quando o fio já está danificado, sugiro fazer uma avaliação com um profissional especializado, caso o dano seja reversível, ele irá indicar o tratamento adequado para cada situação”, finaliza ela.

Nessa lista, a TUDO indica os melhores cuidados para evitar os danos causados pelo calor excessivo – e um protetor térmico babado para te acompanhar no verão e durante a vida toda!

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?