Boca livre, mas sem perder a noção: listamos aqui os piores e melhores alimentos do mundo

Tem alimento que faz mal e, ainda assim, está no topo da lista dos preferidos. Alguns, inclusive, chegam mascarados de “bom moço”. A verdade é que uma boa comida pode ser um sanduíche na esquina – desde que haja bons ingredientes e um bom procedimento.

Não adianta nada ter personal trainer ou se matar na academia para ficar com a carcaça em dia se você manda qualquer coisa para dentro do corpo.

Separamos uma lista dos melhores e piores alimentos para se consumir. Confira:

Os 5 piores alimentos do mundo

1 – Refrigerante

Um copo de refrigerante por dia equivale de 6 a 7 colheres de chá de açúcar além de ser repleto de aditivos que proporcionam inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração.

Quer substituir o refrigerante? Nossa dica: Kombucha, um probiótico feito a partir de chás; chás gelados e água aromatizada.

2 – Fast Food

As famosas comidas prontas, principalmente as congeladas, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. Normalmente essas comidas trazem gorduras trans que contribuem para vários problemas cardíacos, além do excesso de açúcar. Um exemplo são os nuggets industrializados, que mesmo sendo feitos ao forno, fazem mal à saúde. Como ingredientes utilizam as sobras de frango, farinha branca, muito sódio e muitos elementos químicos, aromatizantes para ressaltar o sabor, pigmentos para dar cor, além de conservantes e outras substâncias nocivas à saúde.

3 – Salsicha

Uma carne processada rica em nitrito de sódio – substância cancerígena que favorece o câncer no pâncreas e no intestino, além de causar hipertensão. O mesmo vale para bacon, mortadela, salame, linguiça e presunto.

No cachorro quente, substitua a salsicha por 2 cenouras médias cozidas ao dente.

4 – Pão francês

O queridinho da galera é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento no organismo, ocasionando vários tipos de infecções além de inchaço, gases intestinais e problemas digestivos.

5 – Bebida Alcoólica

Muito calórica e pouco nutritiva, a longo prazo pode aumentar o colesterol e os triglicerídeos, facilita a pressão alta e dilata o coração. Beba com muuuuuita moderação.

Os 5 melhores alimentos para consumir!

1 – Limão

Um limão médio por dia é capaz de suprir 100% da dose diária recomendada de VITAMINA C, que reforça o sistema ósseo e ajuda a aumentar os níveis de colesterol “bom”.

Água com limão, cúrcuma e gengibre é uma opção para beber diariamente. Funciona como um remédio natural que fortalece o sistema imunológico.

2 – Alho

Além de anti inflamatório, combate bactérias e é indicado o consumo regular no caso de hipertensão e colesterol alto.

3 – Espinafre

É poderoso por conter luteína e zeaxantina, antioxidantes e potenciadores imunitários ligados à saúde ocular. Segundo estudos, o espinafre é um dos alimentos mais úteis na dieta de doentes oncológicos. 

4 – Leguminosas

A famosa família dos feijões, ervilhas e lentilhas! O consumo dessas belezinhas pelo menos quatro vezes por semana pode diminuir em até 22% o risco de doenças cardiovasculares, além de ajudar a reduzir a incidência do câncer de mama.

5 – Brócolis

Um talo médio de brócolis contém mais de 100% da dose diária de vitamina K e próximo à 200% da dose diária recomendada de vitamina C que são essenciais para o reforço do sistema ósseo.

A vitamina K ajuda na coagulação do sangue, evitando hemorragias, e participa da cicatrização e da reposição de nutrientes dos ossos, além de ajudar na prevenção de tumores e doenças do coração.

De acordo com os cientistas da Universidade AlMaarefa (Arábia Saudita), a vitamina K pode proteger idosos do Alzheimer e de outras formas de demência.

Receita de Nuggets Saudável

Nugget de Frango com Cenoura e Aveia

Ingredientes

300g de peito de frango
1 cenoura média ralada fina
1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos
1 colher de chá de sal
1 cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de salsinha picada
5 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo

Passe o frango no processador ou na máquina de moer, até obter uma pasta. Em uma tigela, junte o frango moído, a cenoura, a aveia, o sal, a cebola, a salsinha e a margarina. Amasse até obter uma mistura homogênea, que solte das mãos.

Abra a massa, entre duas folhas de filme plástico, com o rolo, até atingir uma espessura de 1 cm. Use cortadores de biscoito de vários formatos para cortar a massa.

Arrume os nuggets em assadeiras, deixando um pequeno espaço entre eles. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido, a 180 °C, por 15 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

Dicas

  • O rendimento varia de acordo com o tamanho dos cortadores utilizados.
  • Se preferir, peça para o açougueiro moer o frango.

Curiosidade

Se você acha que só o sachê do miojo faz mal, se prepare para esta informação:

O macarrão instantâneo é rico em sódio, é pré-frito e desidratado, o que o torna um alimento nocivo à saúde, e sem nenhum valor nutricional. O alto teor do sódio eleva os níveis de pressão arterial, a gordura favorece o aumento de peso e todo o processo para que o produto seja embalado e possa ficar por um longo período nas prateleiras até o consumo, causando prejuízos ao organismo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que um adulto deveria consumir no máximo quatro gramas de sal, e dois gramas de sódio por dia, mas o sachê de tempero do macarrão instantâneo tem em sua composição o dobro destes percentuais recomendados.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?