Descubra os 5 melhores exercícios físicos para a terceira idade

O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo: mais de 37 milhões de brasileiros tem mais de 60 anos, indica o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos, afirma o Ministério da Saúde, podendo ultrapassar o total de crianças de 0 a 14 anos.

Diante desse cenário, se fazem necessários alguns cuidados para que o envelhecimento aconteça de maneira saudável, aliado à prevenção de doenças. Um dos principais meios para alcançar esses resultados é a prática regular de exercícios físicos. No entanto, é preciso ficar atento a algumas recomendações antes de começá-los.  

“O ideal seria o idoso passar por uma avaliação médica antes de iniciar a atividade física. Os principais objetivos seriam identificar possíveis doenças prévias e atuais, avaliar medicamentos em uso, estado nutricional, limitações osteoarticulares e musculares, definir uma prescrição adequada e personalizada de exercícios físicos”, afirma Márcia Oka, geriatra do Hospital Santa Catarina – Paulista.  

As atividades mais recomendadas para os idosos são aquelas de preferência pessoal e as recomendadas por profissionais. Em suma, esses exercícios são utilizados para aliviar dores, fortalecer músculos e evitar o surgimento de doenças crônicas como diabetes, pressão alta e colesterol alto.  

A prática de atividade física não traz somente auxílio para o corpo, mas para a mente também. “As atividades físicas, principalmente as realizadas em grupo, trazem benefícios psicológicos, emocionais e sociais. Aumentam a autoestima, a sociabilização e a rede de suporte social, além de trazer prazer e qualidade de vida”, explica a geriatra.  

Confira os cinco melhores exercícios para a terceira idade!

Alongamento ou Pilates

Melhora a flexibilidade e a circulação sanguínea. Além disso, a prática de alongamentos diminui a rigidez dos músculos e articulações, evitando o surgimento de lesões.

Atividades aquáticas

As atividades na água são algumas das mais recomendadas para a terceira idade. Elas auxiliam no fortalecimento muscular e das articulações sem tanto impacto, evitando lesões, que são prejudiciais nessa faixa etária. Somado a isso, os exercícios aquáticos ajudam na prevenção de doenças cardíacas e pulmonares.

Caminhadas

As caminhadas fortalecem os músculos e as articulações. Também ajudam no controle e melhora do ritmo cardíaco. Se feitas em grupo, podem promover o convívio social, importante para as pessoas com mais de 60 anos. Entretanto, é importante tomar cuidado com a postura e sempre se alongar.

Dança de salão

A dança promove mobilidade articular e fortalecimento muscular, que reduzem a possibilidade de queda, algo comum nessa faixa etária. Por ser feita geralmente em grupo, tem o mesmo efeito da caminhada, promovendo convívio social.

Musculação 

A musculação auxilia no fortalecimento muscular, melhora na postura e aumento na densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, evitando desgaste e riscos de fraturas.  

Além disso, a médica afirma que “a prática da atividade física em domicílio traz muitos benefícios para quem não pode ou não consegue sair de casa, pois ajuda a manter a massa muscular, a coordenação motora, equilíbrio, diminui o risco de queda e melhora a condição cardiovascular. Os idosos que já têm avaliação médica prévia e já praticam atividade física devem continuar a prática. Para aqueles que são sedentários, o ideal é iniciar aos poucos e, de preferência, com a orientação de um profissional da saúde”, recomenda a ela.  

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?