Arquitetura é emoção e criatividade.
A forma como os espaços que ocupamos são projetados influenciam nossa vida. Somos seres racionais, mas que, comprovadamente, regemos nossa vida por emoções. E encontramos no intelectual referências que justifiquem nossos passos emocionais.
Sua casa, seu ambiente de trabalho, ou os lugares que frequenta em momentos de lazer, todos, são capazes de te fazer mais feliz, ou não.
Essa é a importância da arquitetura: aplicar formas, cores, padrões, referências e memórias afetivas, de forma a produzir nas pessoas bons sentimentos.
A felicidade é caminho para saúde, bem-estar e longevidade saudável.
A brincadeira do título está em ter um profissional arquiteto “para chamar de seu”, para que sua escolha seja por alguém que absorva suas necessidades, ainda que você não as tenha claras, de forma a transformar seus espaços e ambientes em locais para você viver melhor.
Assim como um médico, ou um terapeuta, esse profissional tem que ser alguém que você tenha liberdade em se abrir, e permitir-se conhecer.
Ter em seu currículo, além de uma boa formação acadêmica, vivências e formações humanas, não só técnicas. O que o tornará um tradutor mais fiel de quem você é e de suas necessidades.
Alguém que você admire, identifique e que lhe transmita propriedade e segurança.
O arquiteto pode desenhar sua nova casa, redesenhar a antiga, reformar a fachada, um cômodo ou uma parede. Te assessorando em todos os processos, ou te entregando um projeto claro e de simples interpretação para você se desafiar a colocá-lo em prática por conta própria.
O importante é começar. Entender o quanto viver bem está relacionado com o que você enxerga, sente, cheira, toca e experiência.
O isolamento durante a pandemia criou esse despertar em muitas pessoas, que com a vida atribulada da rotina no escritório, pouco valorizavam a casa. Estar nela, por longos meses, os fez perceber o quanto a luz certa, o sofá confortável, as prateleiras organizadas, o jardim florido aquecem o coração.
Aquelas pessoas que nunca consideraram trocar de emprego em função do ambiente do trabalho ser nocivo, que mediam onde trabalhar muito mais pelo salário e que começaram a entender o valor de empresas que cuidam de seu time entregando ambientes de trabalho com conforto acústico, térmico, biofílico, pois isso gera produtividade e sucesso organizacional e individual.
Neste momento de nova tristeza em massa, com o desastre no sul do país, podemos fazer um grande reflexo sobre a importância das memórias afetivas em nossos ambientes, compreender que o lar é onde estamos com as pessoas que amamos. O quanto é valiosa uma fotografia de um momento especial ou um aroma que nos remeta a uma lembrança feliz da infância como o cheiro da comida da nossa avó. Como é alegre revisitar um lugar que nos é lembrança de algum momento lá atrás da vida e que nos destine a valores como superação e amor. Carregamos na gente essa bagagem de lugares e momentos, e são arquivos mentais fundamentais para a construção da personalidade de nossos filhos, de quem amamos e de nós mesmos.
Por fim, o “seu” arquiteto pode também lhe transmitir conhecimentos, para que você possa se conectar com o mundo, ter opiniões e tomar posições em grandes temas comuns e sociais como arquitetura hostil e como devemos repreendê-la. Sobre conhecer projetos sociais para reduzir a formação de moradias irregulares em áreas de risco. De compreender os fundamentos da sustentabilidade para poder aplica-la de forma efetiva em seu condomínio, em sua casa. Ou mesmo lhe esclarecer sobre políticas públicas como as leis de uso e ocupação do solo, regras de zoneamento seja para lhe assessorar em tomadas decisões estratégicas para seus investimentos e patrimônio, ou para lhe pautar em nosso papel como sociedade, de conhecer para decidir de forma assertiva o que queremos para nossas casas, nossa rua, nossa cidade e nossa responsabilidade com o mundo.
Enfim, se toca, se faz sentir o coração bater, se emociona, essa è a boa arquitetura, e ela é construída tendo, como ingrediente principal, os seus sonhos. Assim nascem grandes projetos.
É uma profissão especial, que tem um poder fascinante de transformar vidas. Eu, sou a Mariana, arquiteta. Que estou chegando agora aqui na Tudo como colunista. Tenho o desafio e o privilégio de trazer conteúdos interessantes a vocês. Deixo aqui meu contato, me escrevam com sugestões de temas e teremos bons papos.
Abraço!
Mariana Meneghisso
Granjeira, Esposa, 3X mãe.
Arquiteta Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes, Especialista em Perceptual Design pelo Instituto Politécnico de Milão. Pós Graduada em Responsabilidade Civil pela Fecaf, Pós Graduada em Neuroarquitetura pelo Ipog.
Membro da Anfa Brazil, Academy of Neuroscience for Architecture. Titular, a 20 anos, do escritório Meneghisso e Pasquotto Arquitetura.
E-mail para contato: [email protected]